Existe uma função que pode te ajudar (e muito) a trabalhar ou estudar em frente ao computador - sem distrações. Estamos falando das "sessões de foco", um recurso que já existia no Windows 10 e que agora está muito melhor no Windows 11.

É uma função muito bem vinda, já que as redes sociais estão em todo canto e é muito fácil se distrair constantemente durante o trabalho ou estudo.

Como as sessões de foco funcionam?

Com um simples clique no canto inferior direito da tela, você silencia todas as notificações (incluindo WhatsApp e Telegram) por um determinado tempo: Quando terminada a sessão, você responde todo mundo de uma vez e inicia outra, evitando distrações constantes que atrapalham o seu fluxo de trabalho.

Como iniciar uma sessão de foco no Windows 11 e evitar distrações

Tempo necessário: 1 minutos

Neste pequeno tutorial, você vai se familiarizar com as sessões de foco do Windows 11.

  1. É bem simples: primeiro, clique no relógio do Windows no canto inferior direito da tela. Depois, configure o tempo e clique em Foco;

    Passo 1 de: Como iniciar uma sessão de foco no Windows 11 e evitar distrações
  2. Pronto. Abriu um enorme relógio no canto superior da tela, indicando o tempo restante da sessão de foco. Podemos fechar esse relógio livremente, sem interromper a sessão. Para abri-la novamente, basta clicar no relógio, da forma como fizemos no primeiro passo;

    Passo 2 de: Como iniciar uma sessão de foco no Windows 11 e evitar distrações
  3. Ao clicar na setinha do canto superior do relógio, abrimos as configuraões do relógio e também do período de foco. Aqui podemos sincronizar com o To Do da Microsoft e também com o Spotify. Podemos conferir botar metas e conferir o nosso desempenho diário.

    Passo 3 de: Como iniciar uma sessão de foco no Windows 11 e evitar distrações
  4. Nas mesmas configurações, podemos também adicionar alarmes customizáveis, caso você prefira fazer isso pelo computador. Tudo está incluso no aplicativo relógio do Windows 11.

    Passo 4 de: Como iniciar uma sessão de foco no Windows 11 e evitar distrações

No geral, a função foco é excelente para pessoas que acabam procastinando facilmente com redes sociais. Funciona de forma bem simples, é fácil de ser aberto e já vem com todos computador que rodam o Windows 11, vale muito a pena dar uma chance.

Gostou do modo foco? Confira também 8 dicas e truques para melhorar a utilização do Windows 11.