O lançamento do Windows 11 trouxe uma série de recursos interessantes e inovadores para o sistema operacional. No entanto, muitos usuários têm enfrentado um problema de desempenho preocupante: a lentidão no SSD. De acordo com relatos, essa lentidão pode reduzir pela metade a velocidade de alguns dispositivos, além de causar falhas no sistema e outros problemas relacionados ao armazenamento.

Felizmente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar o desempenho do SSD após a instalação ou atualização do Windows 11. Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas soluções para ajudar os usuários a maximizar a performance de seus dispositivos.

4 dicas de como corrigir o SSD lento no Windows 11
Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira algumas formas de tentar melhorar o desempenho do SSD:

1. Atualize o firmware do SSD

Um dos primeiros passos que você pode tomar para melhorar o desempenho do SSD é verificar se o firmware está atualizado. Muitos fabricantes disponibilizam atualizações de firmware para seus dispositivos de armazenamento, que podem melhorar o desempenho e corrigir problemas de compatibilidade.

A atualização do firmware do SSD pode variar dependendo do modelo e fabricante do seu dispositivo de armazenamento. No entanto, em geral, você pode seguir estas etapas para atualizar o firmware do seu SSD no Windows 11:

  • Verifique o fabricante do seu SSD e acesse o site oficial;
  • Em seguida, busque pela seção de suporte ou downloads e procure por atualizações de firmware para o seu modelo de SSD;
  • Logo após, baixe a atualização de firmware para o seu SSD e salve-a em uma pasta no seu computador;
  • Feche todos os programas e aplicativos abertos e verifique se o seu computador está conectado a um carregador;
  • Depois, execute o arquivo de atualização de firmware que você baixou e siga as instruções na tela para concluir o processo de atualização;
  • Reinicie o seu computador para concluir a atualização.

Lembre-se de que é importante seguir cuidadosamente as instruções fornecidas pelo fabricante para garantir que a atualização de firmware seja concluída com sucesso. Além disso, faça backup de todos os seus dados importantes antes de atualizar o firmware do SSD, pois o processo pode apagar todos os dados do dispositivo.

2. Desative a indexação do Windows

A indexação é uma função do sistema operacional que permite a pesquisa rápida de arquivos e pastas. No entanto, essa função pode sobrecarregar o SSD, e assim, causar lentidão. Desativar a indexação pode ajudar a melhorar o desempenho do dispositivo.

  • Abra o menu Iniciar e digite Serviços na caixa de pesquisa, e abra o app;
  • Na janela Serviços, role para baixo até encontrar o serviço Windows Search;
  • Clique com o botão direito do mouse em Windows Search e selecione Propriedades;
  • Feito isso, na janela de Propriedades do Windows Search, altere o tipo de inicialização para Desativado;
  • Depois, toque em Aplicar e OK para salvar as alterações;
  • Por fim, reinicie o seu computador para garantir que as alterações entrem em vigor.

Após seguir essas etapas, a indexação do Windows 11 estará desativada. Se você perceber que a desativação da indexação está afetando negativamente sua produtividade, é possível reativá-la novamente para Automático.

3. Desative aplicativos e programas de inicialização

Desativar aplicativos e programas de inicialização no Windows 11 pode ajudar a acelerar o tempo de inicialização do sistema e a melhorar o desempenho geral do computador. Para desativar aplicativos e programas de inicialização, siga os seguintes passos:

  • Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
  • Em seguida, clique na guia Inicializar para ver a lista de aplicativos e programas que estão configurados para iniciar junto com o sistema;
  • Depois, clique com o botão direito do mouse no aplicativo ou programa que você deseja desativar e selecione Desabilitar na lista de opções;
  • Repita o passo acima para todos os aplicativos e programas que você quer desativar;
  • Feche o Gerenciador de Tarefas e reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Após reiniciar o computador, os aplicativos e programas desativados não serão mais iniciados junto com o sistema operacional. É importante notar que nem todos os aplicativos e programas de inicialização podem ser desativados, pois alguns são necessários para o funcionamento correto do sistema operacional ou de outros aplicativos.

Sendo assim, certifique-se de pesquisar antes de desativar qualquer aplicativo ou programa de inicialização para evitar problemas com o sistema operacional ou com outros aplicativos.

4. Mantenha o Windows 11 atualizado

Uma desatualização no Windows 11 também pode comprometer o desempenho do SSD. Sendo assim, é importante verificar se não há nenhuma atualização a fazer no sistema operacional. Para isso, siga as seguintes etapas:

  • Abra o menu Iniciar e toque em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Verificar atualizações > aguarde enquanto o Windows 11 verifica se há atualizações disponíveis;
  • Feito isso, se houver algo a atualizar, toque em Baixar e instalar para iniciar o processo de atualização;
  • Espere enquanto o Windows 11 baixa e instala as atualizações;
  • Quando as atualizações estiverem instaladas, o Windows 11 irá reiniciar automaticamente para aplicar as alterações.