O Windows 10 tem ganhado diversos recursos do Windows 11, embora teoricamente a Microsoft tenha encerrado o desenvolvimento de novos recursos com o lançamento de seu sistema operacional mais recente. Um exemplo disso foi a implementação do Copilot e do novo widget de clima na tela de bloqueio.

A escolha mais solida, com menor risco de problemas, ainda é o Windows 10. Como mesmo após diversas atualizações, o Windows 11 ainda apresenta erros básicos de funcionamento e o Windows 10 ainda representa 67% do mercado de PCs com Windows, a Microsoft não pode ignorá-lo. Com isso, a empresa acabou trazendo alguns dos novos recursos do Windows 11 para o Windows 10, mas há ainda outros que seria interessante de se obter.

5 recursos do Windows 11 que o Windows 10 deveria ganhar

Recursos do Windows 11 que o Windows 10 poderia ganhar. Fonte: Oficina da Net
Recursos do Windows 11 que o Windows 10 poderia ganhar. Fonte: Oficina da Net
ÍNDICE

1 - Barra de tarefas centralizada

O Windows 10 poderia ganhar a barra centralizada do Windows 11, mas o ideal é que fosse feito isso de forma bem-feita. Anteriormente, o maior número de reclamações que surgiu quando a Microsoft decidiu centralizar a barra de tarefas foi o deslocamento do menu Iniciar para o centro da tela, junto com os aplicativos fixados. Entretanto, como os usuários já tem o costume de clicar no menu iniciar no canto esquerdo da tela, a experiência acaba se tornando ruim quando a localização do botão muda.

Barra de tarefas com os ícones centralizados no Windows 11.
Barra de tarefas com os ícones centralizados no Windows 11.

2 - Novo mixer de volume

Com o novo mixer de volume do Windows 11, é possível alternar entre dispositivos conectados à saída de audio, ativar ou desativar o audio espacial e regular o volume para aplicativos específicos sem precisar ir até o aplicativo Configurações.

Novo mixer de volume implementado no Windows 11.
Novo mixer de volume implementado no Windows 11.

3 - Controle de brilho descente

Lançado no Windows 8, o ajuste de brilho deslizante deve ser removido do Windows 10, assim como a Microsoft removeu no Windows 11 versão 22H2.

Remoção do controle de brilho deslizante no Windows 11.
Remoção do controle de brilho deslizante no Windows 11.

4 - Guias no Explorador de Arquivos (File Explorer)

Utilizar guias (abas) no Explorador de Arquivos torna a navegação mais fluida, organizada e menos poluída de janelas. Seria interessante ver esse recurso, presente no Windows 11, no Windows 10. Entretanto, desejo que isso seja feito com menos bugs e melhor desempenho.

5 - Subsistema Windows para Android

Já foi provado que é possível rodar o Subsistema Windows para Android (WSA) no Windows 10. Seria bem interessante ver isso implementado de forma oficial pela Microsoft, pois assim os usuários poderão instalar aplicativos da Play Store para obter uma nova experiência.

Mesmo que alguns PCs antigos não consigam executar bem aplicativos Android, ainda há diversas configurações de computadores que conseguem rodá-los sem problemas.

Será que é bom o Windows 10 ganhar recursos do Windows 11?

Embora seja interessante ver alguns recursos do Windows 11 no Windows 10, algumas pessoas acreditam que o sistema operacional pode acabar ficando lento ou cheio de problemas por conta disso. Um exemplo atual disso é a implementação do Copilot, que acaba deixando o SO muito pesado.

Copilot, um novo recurso implementado no Windows 11 que foi lançado no Windows 10.
Copilot, um novo recurso implementado no Windows 11 que foi lançado no Windows 10.