O erro 0x80073cf2 está sendo exibido após a atualização KB5034203 do Windows 10 para diversos ao usar o Sysprep para validar as instalações do sistema operacional. Caso não saiba, o Sysprep é um programa da Microsoft criado para ajudar na preparação de instalações do Windows ou do Windows Server em computadores, possibilitando a geração de imagens e implementação em qualquer PC, removendo dados específicos do computador como, por exemplo, drivers instalados e o identificador de segurança da máquina (SID).

O que a Microsoft diz sobre o erro 0x80073cf2 no Windows 10

Atualização opcional de visualização KB5034203 do Windows 10 apresenta erro 0x80073cf2 ao utilizar o Sysprep. Fonte: Oficina da Net
Atualização opcional de visualização KB5034203 do Windows 10 apresenta erro 0x80073cf2 ao utilizar o Sysprep. Fonte: Oficina da Net

O problema afetou somente PCs que tiveram a atualização opcional de visualização (KB5034203) de janeiro do Windows 10 versão 22H2 instalada. A Microsoft diz:

Depois de instalar as atualizações lançadas em 30 de novembro de 2023 KB5032278 ou posterior, alguns dispositivos Windows podem não conseguir concluir a preparação usando a ferramenta de preparação do sistema (Sysprep.exe) devido a problemas com o status de um pacote Microsoft Edge.

Os PCs com Windows 10 que foram afetados irão exibir o erro 0x80073cf2 com a seguinte mensagem:

O Sysprep não conseguiu validar a instalação do Windows. Revise o arquivo de log em %WINDIR%\system32\Sysprep\Panther\setupact.log para obter detalhes. Após resolver o problema, use o Sysprep para validar sua instalação novamente.

Segundo a desenvolvedora do Windows, uma nova atualização para corrigir este problema já está sendo preparada. Porém, enquanto o update não chega, a empresa disponibilizou uma solução alternativa.

Solução alternativa dada pela Microsoft para resolver o problema do Sysprep

Segundo a Microsoft, os usuários que estiverem enfrentando problemas após instalar a última atualização opcional do Windows 10 podem realizar o seguinte passo a passo para resolver temporariamente o bug:

Passo 01: Abra o PowerShell clicando no menu Iniciar e escrevendo na caixa de pesquisa "PowerShell". Depois clique em "Executar como administrador".

Passo 02: Execute o seguinte comando no PowerShell:

Get-Appxpackage Microsoft.MicrosoftEdge -AllUsers | Remove-Appxpackage -AllUsers

Passo 03: Saia do "PowerShell" digitando "Exit" e pressionando a tecla "Enter".

Passo 04: Retome as etapas do Sysprep. Abra o Sysprep em "System Cleanup Action" e selecione "Out-of-Box Experience (OOBE)".

Passo 05: Marque a caixa "Generalize" ("Generalizar").

Passo 06: Em "Opções de desligamento", selecione "Reiniciar" e clique em "OK ".

Ao mesmo tempo em que o erro 0x80073cf2 está afetando PCs com Windows 10, a Microsoft também acabou causando outro erro depois da atualização KB5034441, o 0x80070643, conforme o Oficina da Net relatou.

Sobre o Sysprep

Ao gerenciar vários computadores em uma rede, o Sysprep é utilizado para criar imagens genéricas do Windows para utilizá-las na instalação de diversas máquinas com diferentes configurações de hardware ou para ajustar uma única imagem do Windows para um PC específico, adicionando drivers e apps no modo de auditoria.