A atualização KB5034204 do Windows 11 está apresentando diversos problemas, segundo o relato de alguns usuários. O erro 0x8007000d está aparecendo para aqueles que não conseguiram instalar a atualização, mas para aqueles que obtiveram sucesso na instalação, começaram a ocorrer problemas com a barra de tarefas e no explorador de arquivos, que simplesmente estão travando.

Como o patch KB5034204 é uma atualização opcional, o número de computadores afetados provavelmente não é tão grande, pois este update só é instalado se o administrador do PC clicar para instalá-lo. Caso você ainda não tenha feito a instalação da última atualização disponibilizada para Windows 11, recomendamos que continue sem instalá-la.

Erro na instalação da atualização opcional KB5034204 do Windows 11

Atualização opcional KB5034204 de janeiro de 2024 para Windows 11 causa diversos problemas. Fonte: Oficina da Net
Atualização opcional KB5034204 de janeiro de 2024 para Windows 11 causa diversos problemas. Fonte: Oficina da Net

O site WindowsLatest relata que em sua sessão de comentários, usuários relataram que a atualização opcional de janeiro estava falhando na instalação, além de haver alguns que conseguiram, mas estão enfrentando problemas com travamentos na barra de tarefas e no explorador de arquivos (file explorer).

Usuários do Hub de Comentários do Windows também relataram que o erro 0x8007000d está sendo comum e surge quando a instalação é malsucedida. Quando o processo chega a 100%, aparece uma mensagem indicando que arquivos estão faltando.

Quando a instalação falha, o Windows rever automaticamente a atualização. Neste caso, a seguinte mensagem irá aparecer na tela:

Algo não saiu como planejado. Não há necessidade de se preocupar em desfazer alterações. Por favor, mantenha seu computador ligado.

Atualização opcional KB5034204 de janeiro para Windows 11 causa problemas. Fonte: WindowsLatest
Atualização opcional KB5034204 de janeiro para Windows 11 causa problemas. Fonte: WindowsLatest

Mesmo utilizando o solucionador de problemas do Windows e o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC), os usuários relataram que o problema continua acontecendo.

Explorador de arquivos e barra de tarefas param de responder

Após instalar a atualização KB5034204, alguns usuários relataram que o explorador de arquivos e a barra de tarefas passaram a apresentar problemas de congelamento, parando de responder aos comandos.

Em alguns casos, a tela da área de trabalho fica em branco. Em outros, aparece uma mensagem de erro do "explorer.exe" durante o desligamento.

Houve tambem relatos de usuário dizendo que após a instalarem a atualização KB5034204, os ícones da área de trabalho e da barra de tarefas pararam de responder.

Nos testes realizados pelo site WindowsLatest, a barra de tarefas chegou a desaparecer. Para que ela reapareça, é necessário utilizar o atalho de teclado "Windows + X". Entretanto, mesmo fazendo isso, você ainda terá ao clicar no botão do Windows no teclado ou clicar no ícone do Windows, pois o menu Iniciar não irá aparecer.