O Windows 11 ganhou suporte à criação de arquivos 7-zip e TAR, além do ZIP. O novo recurso foi disponibilizado através do canal Canary para Insiders. Na versão de visualização (preview) da compilação (Build) 22992 do Windows 11 houve correções e implementações de recursos, incluindo o suporte para a criação de arquivos comprimidos em 7-Zip, sugestões de Snap Layouts e mais.

Novidades do update do Windows 11 no canal Canary para Insiders

Novos recursos e aprimoramentos chegam ao Windows 11 no canal Canary para Insiders. Fonte: Oficina da Net
Novos recursos e aprimoramentos chegam ao Windows 11 no canal Canary para Insiders. Fonte: Oficina da Net

Na compilação (Build) 25992 do Windows 11, houve mudanças no protocolo SMB (Server Message Block), aprimoramentos no desempenho da abertura de arquivos .zip grandes no Explorador de Arquivos (File Explorer), implementação do suporte para a criação de arquivos 7-zip e TAR, exibição de sugestões no Snap Layouts e correções de alguns problemas.

Melhorias e novos recursos no Explorador de Arquivos (File Explorer)

Com a nova atualização do Windows 11 no canal Canary, foram aplicados aprimoramentos para melhorar consideravelmente o desempenho na abertura de arquivos grandes no formato .zip. Além disso, agora é possível selecionar arquivos para comprimi-los no formato 1-Zip e TAR, além do ZIP. Note que anteriormente o sistema operacional só era capaz de realizar a descompressão destes arquivos.

Agora é possível criar arquivos em 1-Zip e TAR, além do ZIP no Explorador de Arquivos na compilação (Build) 25992 do Windows 11. Fonte: Microsoft
Agora é possível criar arquivos em 1-Zip e TAR, além do ZIP no Explorador de Arquivos na compilação (Build) 25992 do Windows 11. Fonte: Microsoft

Snap Layouts

Agora é possível obter sugestões do sistema operacional para aglutinar várias janelas de aplicativos no Snap Layouts. Quando você passar a seta do mouse sobre os botões de minimizar ou maximizar a janela, irá abrir o Snap Layout com ícones de aplicativos exibidos em várias opções de layout como forma de recomendação do que funcionaria melhor.

Agora, na compilação (Build) 25992 do Windows 11, aparecem sugestões nos Snap Layouts. Fonte: Microsoft
Agora, na compilação (Build) 25992 do Windows 11, aparecem sugestões nos Snap Layouts. Fonte: Microsoft

Atualização da Ferramenta de Captura (Snipping Tool)

Foi aplicado um aprimoramento para o suporte à exibição em HDR. Agora as capturas de tela e gravações de tela em monitores com HDR ativo devem serão capazes de exibir melhor as cores.

Correções de problemas

A Microsoft corrigiu alguns problemas na compilação (Build) 25992 do Windows 11. Confira abaixo as correções de erros que foram aplicadas nessa atualização do sistema operacional.

  • Correção do problema que fazia com que opções em branco fossem exibidas nas páginas de configurações de Personalização e Privacidade. Elas estavam travando o aplicativo Configurações.
  • Solução de um bug em que o menu de contexto saía da tela quando aberto usando toque ou caneta na lateral da área de trabalho.
  • Correção de um bug onde a página inicial do aplicativo Configurações mostrava uma solicitação para entrar na conta Microsoft e falhava quando o usuário tentava logar (mesmo que nas configurações exibissem que você estava conectado).
  • Solução para o problema de travamentos nas configurações rápidas.
  • Correção de um bug que fazia com que os ícones da barra de tarefas desaparecessem após a troca de áreas de trabalho.

Mudanças no protocolo SMB (Server Message Block)

De acordo com a Microsoft, as seguintes alterações foram aplicadas na compilação (Build) 25992 do Windows 11:

  • Mudanças nas regras de firewall SMB: A criação de compartilhamentos SMB altera um comportamento padrão antigo do Firewall do Windows Defender. Anteriormente, a criação de um compartilhamento configurava automaticamente o firewall para ativar as regras no grupo "Compartilhamento de arquivos e impressoras" para os perfis de firewall fornecidos. Agora, o Windows configura automaticamente o novo grupo "Compartilhamento de arquivos e impressoras (restritivo)", que não contém mais as portas NetBIOS de entrada 137-139. Planejamos atualizações futuras para esta regra para também remover portas ICMP, LLMNR e Spooler Service de entrada e restringir apenas as portas necessárias para compartilhamento SMB.
  • Essa alteração impõe um maior grau de padrão de segurança de rede, além de aproximar as regras de firewall SMB do comportamento da função "Servidor de Arquivos" do Windows Server. Os administradores ainda podem configurar o grupo "Compartilhamento de arquivos e impressoras", se necessário, bem como modificar este novo grupo de firewall.
  • Lista de exceções de bloqueio SMB NTLM: O novo recurso de bloqueio SMB NTLM anunciado pela primeira vez no Windows 11 Insider Preview Build 25951 agora oferece suporte à especificação de listas de exceções para uso de NTLM. Isso permite que um administrador configure um bloqueio geral no uso de NTLM e ainda permite que os clientes usem NTLM para servidores específicos que não suportam Kerberos, seja porque eles não estão associados ao domínio do Active Directory ou são de terceiros sem suporte de Kerberos.
  • Portas alternativas de cliente e servidor SMB: O cliente SMB agora oferece suporte à conexão com um servidor SMB por TCP, QUIC ou RDMA usando portas de rede alternativas aos padrões codificados. Anteriormente, o SMB suportava apenas TCP/445, QUIC/443 e RDMA iWARP/5445. Além disso, o servidor SMB sobre QUIC no Windows Server também oferece suporte a endpoints configurados com portas diferentes da 443 (essa opção fará parte de uma versão separada do Windows Server Insider Preview). O Windows Server não oferece suporte à configuração de portas TCP de servidor SMB alternativas, mas terceiros, como o Samba, sim.
  • Você pode especificar uma porta de cliente SMB alternativa usando o comando NET USE e o cmdlet New-SmbMapping do PowerShell. Você também pode desabilitar completamente esse recurso com uma política de grupo.
  • Alterações no certificado de controle de acesso do cliente SMB sobre QUIC: O recurso de controle de acesso do cliente SMB sobre QUIC anunciado pela primeira vez no Windows 11 Insider Preview Build 25977 agora oferece suporte ao uso de certificados com nomes alternativos de assunto e não apenas um único assunto. Isso significa que o recurso de controle de acesso do cliente agora oferece suporte ao uso de uma autoridade de certificação do Microsoft AD e vários nomes de endpoint, assim como a versão atualmente lançada do SMB sobre QUIC. Agora você pode avaliar o recurso usando as opções recomendadas e não exigir certificados de teste autoassinados.