O Windows 10 continua sendo a versão mais popular entre os usuários do sistema operacional da Microsoft. De acordo com dados recentes da plataforma StatCounter, o Windows 10 está presente em mais de 70% dos computadores globalmente. Em segundo lugar, está o Windows 11, utilizado em cerca de 23% das máquinas.

O que você precisa saber

  • O Windows 10 é a versão mais popular do sistema operacional da Microsoft, presente em mais de 70% dos computadores globalmente.
  • O Windows 11 está em segundo lugar, sendo usado em cerca de 23% das máquinas, mas ainda está longe de alcançar o Windows 10.

Windows 10 está presente em mais de 70% dos computadores

Embora a participação do Windows 11 tenha crescido nos últimos meses, ainda está longe de alcançar o Windows 10. Outras versões do sistema operacional, como o Windows 7, o Windows 8.1, o Windows 8 e o Windows XP, também estão presentes, mas em menor quantidade.

Percentual de cada versão do Windows, de acordo com o StatCounter
Percentual de cada versão do Windows, de acordo com o StatCounter

No Brasil, o Windows 10 detém 69% de participação, seguido pelo Windows 11 com 21% e pelo Windows 7 com 7%. Curiosamente, o Windows XP está à frente do Windows 8/8.1, com 0,9% de presença. Esses números mostram a preferência dos usuários brasileiros pelo Windows 10 e a adesão ainda limitada ao Windows 11.

Por que ninguém quer o Windows 11?

Uma possível razão para a baixa adoção do Windows 11 pode ser os requisitos mínimos exigidos para a sua instalação, como a presença de um módulo TPM compatível. Já existem formas de burlar isso, mas a maioria dos usuários parecem não fazer questão de testarem o novo sistema da Microsoft para computadores.

Além disso, o Windows 11 recebeu críticas pelas mudanças na barra de tarefas e no menu Iniciar, o que pode ter influenciado na decisão dos usuários em não atualizar para essa versão.

No entanto, a Microsoft tem investido em novas funcionalidades para atrair mais usuários para o Windows 11. Uma das novidades mais recentes é o Copilot, um assistente virtual desenvolvido em parceria com a OpenAI. É um tipo de ChatGPT integrado direto ao Windows, mas que se você não gostar da ideia, pode seguir nosso tutorial sobre como remover do seu computador. De qualquer forma, essas melhorias podem ser um incentivo para que os usuários considerem a atualização para o Windows 11.

Fonte