A atualização "Moment 4" do Windows 11 foi disponibilizada pelo patch KB5030310 no final de setembro. Este update é um dos maiores que se teve do sistema operacional nos últimos meses e traz diversas novidades como, por exemplo, o Copilot para Windows, uma grande atualização para o Explorador de Arquivos e mais. Entretanto, infelizmente houve alguns bugs e mal funcionamento de alguns recursos.

Problemas relatados após a Atualização KB5030310 do Windows 11

Atualização Moment 4 (KB5030310) do Windows 11 sofre com problemas devido a bugs. Fonte: Oficina da Net
Atualização Moment 4 (KB5030310) do Windows 11 sofre com problemas devido a bugs. Fonte: Oficina da Net
ÍNDICE

Caixa de pesquisa não funciona e lupa aparece com a letra "C"

Ao clicar na caixa de pesquisa da barra de tarefas, ela pode piscar ou exibir um ícone com a letra "C". No aplicativo "Hub de Comentários" do Windows, um usuário disse:

Instalei a atualização KB5030310 e reiniciei após a instalação conforme necessário. Agora, a caixa de pesquisa apenas pisca quando clico nela. Como solução temporária, mudei para o ícone e rótulo ‘Pesquisar’. Se eu definir como 'somente ícone', ele exibirá uma lupa. No entanto, quando mudo de volta para a ‘caixa de pesquisa’, ele permanece como um ícone de lupa.

O bug do ícone da letra "C" na caixa de pesquisa provavelmente será resolvido no final de outubro, quando a Microsoft disponibilizar a atualização opcional para o Windows 11.

Copilot com bugs

Há alguns bugs que os usuários do Windows 11 estão relatando ter notado ao utilizar o Copilot. Isso já era esperado, já que se trata de uma versão de visualização (preview) do Copilot, mas de qualquer forma, houve os seguintes problemas durante o uso da ferramenta:

  • Quando o Copilot está habilitado, o Windows Narrator pode falhar nos testes de resposta a desafios, principalmente com Captcha.
  • O narrador não consegue ler determinados botões no Copilot, incluindo o botão "remover uma imagem".
  • O narrador permanece em silêncio sobre os nomes de caixas de diálogo específicas ou botões vinculados a certas habilidades.
  • Uma falta de mudança de foco do teclado é observada quando a tecla Tab é pressionada na caixa de entrada do chat. Da mesma forma, adicionar uma imagem nesta caixa não aciona nenhum anúncio do Narrador.

Mayank Parmar, do Windows Latest, relata que percebeu algumas pessoas reclamando que o Copilot estava quebrando o fundo de tela da área de trabalho ao utilizar o "WallpaperEngine". Caso não conheça, o WallpaperEngine é um app da Steam que permite ao usuário personalizar o fundo de tela com papéis de parede animados que a comunidade de jogadores criou. Como o Copilot funciona como uma janela secundária, acabou havendo conflitos, travando o WallpaperEngine em alguns computadores.

Bugs no Explorador de Arquivos (File Explorer)

Outro grande problema relatado por usuários de PCs com Windows 11 foram os bugs do Explorador de Arquivos (File Explorer). Houve uma piora no desempenho e surgiram falhas. Até o momento, foram relatados os seguintes bugs:

  • Notavelmente mais lento e mais sujeito a bugs.
  • Uso excessivo de memória, especialmente ao arrastar guias.
  • O tamanho dos ícones de Acesso Rápido foi reduzido.
  • Opção de classificação parece estar quebrada ou não funcionar como deveria. Os arquivos parecem estar organizados incorretamente, com arquivos mais antigos do OneDrive com carimbos de data/hora próximos ao horário de instalação da atualização KB5030310.
  • O menu "Classificar" não responde, desativando a capacidade de classificar arquivos do OneDrive com base nas datas de modificação.

Tela preta e travamento para alguns

Após a instalação da atualização KB5030310 para Windows 11, algumas pessoas enfrentaram problemas de tela preta e travamentos do sistema operacional. A única forma de resolver este problema foi reiniciando o computador.

Incompatibilidade com drivers da AMD

Algumas pessoas relataram que após a instalação da atualização KB5030310, o Windows 11 passou a apresentar incompatibilidade com os drivers AMD 23.9.3. Toda vez que o PC é reiniciado, ocorre a redefinição dos perfis de desempenho. Aparentemente a solução para isso foi a desativação do Copilot, como ensinamos neste tutorial.

Quando a correção para os problemas será disponibilizada?

É provável que a Microsoft traga correções para os problemas citados acima na atualização opcional para Windows 11 no final de outubro, entre o dia 20 e o dia 31.