Formatar o PC é um método eficiente para quem quer deixá-lo novo de novo, mas logo depois de terminar o processo, é preciso reinstalar todos os softwares que foram perdidos. Mas você sabe quais são os programas essenciais para o seu PC? Alguns deles são pagos mas possuem versões alternativas gratuitas e que oferecem os mesmos serviços, ideal para aqueles que não pretendem pagar para utilizar o programa.

Dica 1: Salve os instaladores

Logo depois de formatar o PC você vai perceber a necessidadde de baixar todos os programas que você usa de novo. Para tornar esse processo mais prático e rápido é possível realizar o download de todos os instaladores antes da formatação e salvá-los em uma unidade removível, como pendrive ou microSD, ou até na nuvem, como numa pasta do Google Drive. Depois é só conectá-lo no computador e executar todos os instaladores.

Dica 2: Use o Ninite

Se você não tem um pendrive, cartão microSD ou simplesmente acha que fazer isso dá muito trabalho, outra opção é usar o Ninite. Ele é um agregador de programas, oferecendo praticamente todo tipo de aplicativo que você precisa ter no computador, desde navegadores, players de música, utilitários, editores de imagens, mensageiros e assim por diante. Basta acessar esse link, marcar as caixinhas dos programas que você quer e finalizar com o download.

No Ninite é possível baixar todos os programas que você usa de uma vez só e em único lugar
No Ninite é possível baixar todos os programas que você usa de uma vez só e em único lugar

Programas essenciais para instalar após formatar o PC

Veja abaixo os programas que julgamos indispensáveis para você colocar no PC após o processo de formatação:

1. Navegadores

O Windows 10 e 11 já vem com o Microsoft Edge, um navegador moderno, rápido e tão completo quanto o Google Chrome. Para ser honesto, ele é exatamente igual do navegador do Google já que usa o código-aberto Chromium. Mas caso você não queira usar o Microsoft Edge, pode fazer o download do seu navegador favorito usando os links abaixo:

2. Atualizador de drivers

Logo ao iniciar o sistema operacional você verá que boa parte dos drivers que são utilizados (áudio, vídeo, conexões, etc.) estarão desatualizados, por isso é importante efetuar o update para a versão atual e corrigir problemas de segurança ou compatibilidade.

O processo de atualização pode ser manual ou automático, bastando utilizar um software para realizar a atualização dos drives. Um desses programas é o Driver Booster, que apesar de ser pago possui uma versão gratuita e outra de teste.

Dica!

Acesse o Windows Update para verificar se há atualizações disponíveis. Esse processo pode demorar um pouco, por isso recomendamos que seja feito logo após formatar.

3. Reprodutor de vídeos

Apesar de ser bom, o Windows Media Player ainda está longe de ser o mais completo, por isso recomendamos o VLC Media Player, que está no mercado desde 2001 e possui suporte para versões 32 ou 64 bits. O reprodutor oferece diversos recursos e funções, como acesso a listas IPTV, upload de legendas e compatibilidade com vários codecs de áudio e vídeo.

Interface do VLC. (Foto: Printscreen).
Interface do VLC. (Foto: Reprodução).

4. Extrator de arquivos

Ter um extrator de arquivos instalado no PC é indispensável, visto que alguns programas precisam ser descompactados para que a instalação seja feita. O software mais conhecido para isso é o WinRAR, que apesar de ter uma versão de teste vitalícia apresenta alguns anúncios em sua interface. Como alternativa temos o 7-Zip, que realiza as mesmas funções porém é totalmente gratuito.

7-Zip. (Foto: Reprodução).
7-Zip. (Foto: Reprodução).

5. Leitor de documentos

O Adobe Acrobat Reader e o PDFelement são os principais programas para edição e visualização de documentos no formato PDF que temos à disposição, porém ambos são pagos e contam com recursos limitados em suas versões gratuitas. Para os usuários que não desejam pagar por uma assinatura o Foxit PDF pode ser uma boa opção.

Vale a pena conhecer

Existem vários aplicativos gratuitos que são uma alternativa ao Office, pacote de programas disponibilizado pela Microsoft que inclui apps como o Word, Excel e PowerPoint.

Para conhecer todos CLIQUE AQUI.