Todo mundo precisa de um software de escritório confiável, e quando se fala nisso, logo vem á cabeça o Microsoft Office, com suas ferramentas conhecidas por todos, como o Word e Excel. Mas, infelizmente, esse pacote de aplicativos não é grátis, e nem sempre as pessoas tem dinheiro para investir nele. Porém, o que muitos não sabem é que existem ótimas suítes totalmente gratuitas, e que rodam em qualquer sistema operacional que você use. Confira aqui as melhores alternativas ao Microsoft Office grátis.

Os novos PCs com Windows 10 vêm com uma versão de teste do Microsoft Office instalada, mas isso expira logo, deixando-o na necessidade de uma substituição. Os Macs vêm com a suíte de escritório da própria Apple, mas se a maioria de seus colegas são usuários do Windows, talvez seja melhor tentar uma suíte de plataforma cruzada e compatível com outros sistemas operacionais.

Aqui, colocamos as melhores suítes gratuitas de software de escritório em funcionamento - tanto software de desktop para download quanto aplicativos baseados em navegador - para que você possa escolher o que é melhor para você.

5 Alternativas ao Microsoft Office que são grátis

1. LibreOffice

Tudo o que você poderia desejar de uma suíte de escritório, totalmente compatível com os formatos da Microsoft e totalmente livre para uso - mesmo comercialmente.

  • Enorme pacote de software
  • Compatibilidade total com o MS Office
  • Completamente livre

O LibreOffice é tão bom que você vai se perguntar por que as pessoas ainda pagam para ter acesso a um software de escritório. É compatível com todos os formatos de documentos da Microsoft e possui quase todos os recursos que você encontrará nas versões mais recentes do Word, PowerPoint e Excel.

A suíte contém seis programas para cobrir todas as tarefas comuns do escritório: Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base. As três últimas são ferramentas que você não encontrará em muitos outros conjuntos de aplicativos gratuitos, e são projetadas para diagramas vetoriais, funções matemáticas e bancos de dados, respectivamente. Este último é particularmente útil; alternativas gratuitas para o Microsoft Access são difíceis de encontrar.

O LibreOffice é um projeto de código aberto, mantido por uma enorme e entusiasmada comunidade de voluntários que trabalham constantemente para melhorar a estabilidade e adicionar novos recursos. Há uma grande seleção de extensões e modelos para torná-lo ainda mais flexível, e é gratuito para empresas e usuários domésticos. Inclusive, esse pacote é muito utilizado em partições públicas no Brasil, exatamente por cumprir a mesma função do Microsoft Office, só que gratuitamente.

O LibreOffice é uma bifurcação do Apache OpenOffice, e os dois são extremamente semelhantes, mas nós optamos pelo LibreOffice graças à sua programação de atualização mais frequente, além da interface mais moderna.

O LibreOffice está disponível para Windows, Mac e Linux.

2. Google Docs

Para trabalhar entre plataformas e compartilhar documentos, a excelente coleção de aplicativos de escritório on-line do Google é difícil de superar. Se você trabalha de forma colaborativa, ou alterna entre um PC e um Mac, o Google Docs é uma ótima opção para você.

Para quem já curte o ecossistema Android / Google, esse conjunto será uma escolha natural. As três ferramentas principais funcionam perfeitamente em qualquer navegador da Web, e estão disponíveis como aplicativos móveis para dispositivos Apple e Android.

A suíte de escritório gratuita do Google não oferece as ferramentas avançadas que você encontrará em softwares de desktop como o LibreOffice (não há tabelas dinâmicas, por exemplo, e não há ferramenta de banco de dados), mas tudo é definido de maneira clara e lógica, e os arquivos serão salvos e sincronizados automaticamente para que você não precise se preocupar com transferências e backups.

A principal desvantagem do Google Docs é que a abertura de arquivos criados em outros softwares de escritório é um processo complicado, e os arquivos nem sempre são convertidos com perfeição.

Isso ocorre em parte porque as ferramentas de escritório do Google usam fontes da Web, em vez de fontes armazenadas localmente em seu dispositivo, e em parte porque os documentos da Microsoft às vezes contêm recursos não suportados pelo Google. No mais, a suíte online do Google é uma boa opção para edições simples e para compartilhamento de documentos.

3. Microsoft Office Online

A Microsoft encarou a suíte office da Google com versões reduzidas de todos os seus aplicativos habituais, disponíveis para uso on-line gratuito

O software de desktop da Microsoft tem um valor de assinatura, mas a empresa percebeu a ameaça representada pelo G-Suite e criou seu próprio conjunto de aplicativos on-line gratuitos.

O Microsoft Office Online parece e funciona exatamente como seu equivalente na área de trabalho e, embora ferramentas avançadas como tabelas dinâmicas estejam fora do alcance, elas também não são oferecidas pelo Google.

Se você geralmente usa os formatos de documentos da Microsoft, o Office Online é uma escolha brilhante. Ao contrário da suíte de escritório gratuita do Google, ela não precisa converter seus arquivos antes de poder trabalhar neles, e você pode compartilhá-los facilmente através da sua conta do Microsoft OneDrive. Basta fazer login usando sua conta da Microsoft (a mesma que você usa para fazer login no Windows 10) e está tudo pronto para começar.

Há uma extensão do Office Online para o Chrome, além de edições móveis do Office para iOS e Android.

4. Polaris Office

O Polaris é uma suíte de escritório multi-plataforma que mantém seu trabalho na nuvem. Se você possui um smartphone Samsung, talvez já esteja familiarizado com a versão móvel do Polaris Office. Este software de escritório gratuito multi-plataforma está disponível para Windows, macOS, Android e iOS, e vem pré-instalado em alguns aparelhos Samsung. É compatível com todos os formatos de documentos da Microsoft e oferece uma interface elegante, baseada em fitas com algumas opções básicas de personalização.

Tome cuidado se você optar por instalar a versão do Windows, você verá vários pacotes adicionais de software, que poderiam incluir uma extensão de navegador da McAfee chamada WebAdvisor, uma ferramenta de pesquisa de mercado chamada PremierOpinion e um conjunto de antivírus. Você pode recusar tudo isso, mas para isso, atente-se no momento da instalação.

Você precisará entrar com o Facebook ou o Google, ou ainda criar uma conta. Isso é necessário porque o Polaris Office é um serviço baseado em nuvem. Sua conta gratuita da Polaris vem com transferência mensal de dados de 60 MB, armazenamento em nuvem de 1 GB e pode ser usada em até três dispositivos (um desktop e dois móveis). Se não houver espaço suficiente, você poderá conectar o Polaris Office ao Google Drive, ao Dropbox, ao ao Microsoft OneDrive e ao Amazon Cloud Drive, ou salvar o trabalho localmente no seu dispositivo.

Existe também a opção de conta premium da Polaris, que oferece acesso a recursos extras, incluindo um editor de PDF, a remoção de anúncios e a capacidade de pesquisar em um documento.

5. Open365

O Open365 é mais do que apenas uma suíte de escritório - é uma área de trabalho em nuvem completa que se encaixa em uma seleção de ótimos softwares de código aberto (geralmente baseados em desktop), e os coloca no seu navegador.

Ele inclui os principais componentes do conjunto LibreOffice (Writer, Calc e Impress), juntamente com o editor de imagens GIMP do Photoshop, o pacote de e-mail Linux Kontact e o armazenamento em nuvem da Seafile. Tudo o que as versões de desktop desses pacotes fazem você podem fazer aqui, e todos os formatos são suportados.

Você pode transferir arquivos e espelhar seu armazenamento em nuvem no disco rígido, mais ainda precisará executar o próprio software no navegador. O software de desktop completo é razoavelmente pesado, tanto em termos de tempo de carregamento quanto de lentidão do sistema.

Com ele você poderá trabalhar em equipe, com ferramentas colaborativas que podem tornar isso um componente essencial de seu fluxo de trabalho, especialmente se você estiver em Hot Desking, ou usando uma variedade de hardware.