O pacote Office era soberano nos escritórios e empresas, e também nos lares, especialmente para estudantes, professores e quem precisa de aplicativos de escritório no seu dia a dia. Mas há alguns anos, o Google trouxe uma solução baseada em nuvem. O processador de texto da empresa é multi-plataforma, sincroniza automaticamente e é facilmente compartilhável. A Microsoft logo apresentou sua ferramenta online para concorrer contra a gigante das buscas. E agora, qual o melhor? A pergunta é difícil, mas tentaremos responder neste Comparativo. G-Suite ou Microsoft Office Online: Qual é o melhor?

Para ajudá-lo a tomar uma decisão sobre qual você consideraria mais adequado para o seu próprio trabalho ou para a organização, nós dividimos e comparamos os principais recursos e atributos do Microsoft Office Online e do G-Suite.

Dica: Como usar os novos atalhos do Google Docs para criar documentos rapidamente?

Compatarivo G-Suite ou Microsoft Office Online: Qual é o melhor?

Embora a maioria de nós tenha usado devotadamente o Microsoft Office para redigir desde projetos de faculdade a redações escolares, currículos e documentos importantes nos últimos 30 anos, isso finalmente começou a mudar com a plataforma do G-Suite baseada na web.

Considerando o fato de que a Microsoft está trabalhando no processador de texto há 30 anos, o G-Suite ainda precisa trabalhar muito para atender aos recursos dos aplicativos da Microsoft.

Com tudo isso dito, agora vem a pergunta: Qual é melhor? Vamos explorar os recursos, capacidades e a diferença entre essas ferramentas em nuvem.

Compatarivo Google Docs ou Microsoft Word Online: Qual é o melhor?
Acessibilidade

Vamos olhar para cada aspecto passo a passo e analisar quem seria melhor de qual ferramenta. A Microsoft vem prevalecendo há muito tempo e oferece acesso a um grande número de recursos impressionantes e ferramentas profissionais à sua disposição.

Para facilitar as coisas aqui, o pacote online da Microsoft tem muitos recursos para usuários casuais. No entanto, não é a versão funcional completa do Pacote Office para download, mas é abrangente e funciona bem com a maioria dos formatos de documentos e arquivos. 

Embora existam poucos arquivos complexos que não funcionam com a versão do Microsoft Office Online, a edição e a documentação do dia-a-dia não serão um grande problema.

Você só precisa de uma conta da Microsoft para acessar a versão gratuita online da Microsoft. No entanto, se você quiser usar recursos avançados de edição, o Microsoft Office Online vem no pacote do Microsoft Office 365, incluindo outros programas como o PowerPoint, o MS Excel, o Outlook, o OneNote, o Access eo Publisher. 

O G-Suite, por sua vez, também é uma plataforma on-line e totalmente gratuita que sincroniza em todos os dispositivos. É um processador multi-plataforma que contém recursos simples e padrão para os documentos e arquivos mais básicos.

Você não precisa comprar nem fazer download de nenhum software para usar o G-Suite. Basta fazer login na sua conta do Google e começar a usar. Não há restrições específicas do sistema operacional ou do navegador, ao contrário do Microsoft Office. Portanto, se você não precisar de funcionalidades mais avançadas, o G-Suite pode ser perfeito para você.

Interface

O Microsoft Office Online é um aparente vencedor em termos de recurso, mas não podemos dizer o mesmo quando se trata da interface do usuário. Há muitos recursos disponíveis nas fitas e na barra de ferramentas da Microsoft. É ótimo se você precisa de muitos recursos bem ajustados. Mas se você é um usuário básico, isso pode ser exaustivo, e você pode perder tempo navegando em torno dos recursos e procurando o que você precisa. Embora, na versão gratuita on-line, foram removidos alguns recursos da barra de ferramentas para ajudar a carregar mais rapidamente.

Por outro lado, o G-Suite segue uma abordagem comparativamente simples. Ele reduz os recursos de layout e barra de ferramentas para fornecer aos usuários um local de trabalho facilmente gerenciável. Sem dúvida, oferece uma experiência mais simplificada, embora isso possa deixar o usuário querendo mais.

O G-Suite coloca a maioria dos botões usados ​​com frequência ao seu alcance. Para obter mais, você pode encontrar nas listas suspensas. A Microsoft também libera você para personalizar a barra de ferramentas, e permite que você coloque os botões mais usados ​​ao seu alcance. Mas quanto menos tempo você gasta em personalizações, mais rápido o trabalho é feito.

Portanto, a menos que você precise de recursos mais avançado, siga a interface fácil de usar do G-Suite.

Características

O Microsoft Office Online funciona bem em todos os navegadores, e não há nenhuma vantagem se usar o Edge. Mesmo se você usá-lo no Google Chrome, há uma extensão oferecida para pela Microsoft para acessar os documentos de sua conta do OneDrive sem ter que fazer login todas as vezes. Isso faz com que todo o processo de criação de documentos e edição seja muito mais produtivo.

Para lidar com uma interface desordenada, a Microsoft introduziu um novo recurso 'Smart Lookup' em seu aplicativo on-line. Ao clicar com o botão direito do mouse em uma palavra, você verá várias opções, pelas quais várias ações podem ser executadas somente a partir dela.

O G-Suite mantém edições mais básicas. Mas não se engane seu layout simples com a falta de funcionalidade. Basta explorar os menus, você não vai encontrar muita diferença do Microsft Office Online.

Você encontrará todas as opções de formatação e layout, além de uma poderosa ferramenta de colaboração e compartilhamento. Vários usuários podem acessar, editar e deixar comentários com sugestões, além de permissões variáveis. Embora o Microsoft Office online também liberte você com o recurso colaborativo, o G-Suite ainda está muito à frente nesse aspecto.

Compatibilidade de arquivos

Ambas as plataformas são compatíveis com os formatos de arquivos mais comuns. E se você deseja abrir um arquivo do G-Suite no Office Online, primeiro é necessário convertê-lo.

Links para usar o Microsoft Office Online e o G-Suite

Conclusão

Se você prefere a simplicidade, a melhor opção é o G-Suite. Mas, se o seu escritório e sua empresa exigirem recursos avançados e projetados de maneira inteligente, certamente a melhor opção é o Microsoft Office Online.

Quais foram suas experiências com o Microsoft Office Online ou com o G-Suite?