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30 Dicas para sua apresentação no PowerPoint ser perfeita

Veja como fazer uma boa apresentação no PowerPont para arrancar aplausos da platéia.

Por | @oficinadanet Office Pular para comentários

Se você precisa fazer uma boa apresentação no PowerPoint para apresentar no trabalho, faculdade,ou até mesmo seu TCC, saiba que a melhor opção com certeza é usar o programa da Microsoft. Mas, e como prender a atenção da sua platéia? Se você quer aplausos no final, vale a pena conferir essas 30 dicas para sua apresentação no PowerPoint.

Que uma apresentação ruim de slides no PowerPoint pode causar distração e até sono, todos sabemos. Mas como usar o programa ao seu favor para prender a atenção de todos? É esse o objetivo das nossas dicas de como fazer uma apresentação de slides muito boa.

E são vários os erros cometidos no PowerPoint, como excesso de linhas no texto, parágrafos, fluxo desarticulado, imagens de baixa qualidade ou um design ruim. E slides de má qualidade vão prejudicar diretamente a sua apresentação e sua credibilidade como estudante, profissional ou palestrante.

Este tutorial irá ensinar você como fazer uma apresentação de slides eficiente no PowerPoint, incluindo dicas de designe dos slides, dicas de como agir durante a apresentação e o que você não deve fazer para não errar. Leia em destaque: .

São dicas simples e de fácil execução, mas que, em conjunto, farão toda a diferença na sua apresentação de slides no PowerPoint. Organização e simplicidade vão levá-lo a conquistar a atenção e admiração de todos os seus espectadores.

Saber como usar o PowerPoint e trabalhar nele rapidamente é útil, mas o mais importante para saber como fazer uma apresentação de slides que atinja todos os seus objetivos, além de entregá-los com eficiência, inclui outros fatores:

  • Preparo: Conhecer o conteúdo a ser apresentado é essencial para o sucesso da apresentação. Lembre-se que o PowerPoint é um grande aliado, mas não faz a apresentação acontecer, isso quem faz é você.
  • Visual agradável: Pontos ilustrados e destaques, sem sobrecarregar o visual, ajudam a descomplicar sua mensagem.
  • Ensaios: Ensaie cronometrando para que sua apresentação seja perfeita quando estiver com sua audiência ao vivo.
  • Equilíbrio: O ideal é uma apresentação com visual calmo e confiante, enquanto a comunicação deve ser enérgica para prender a atenção.
  • Descomplique: Dispense cliparts e figuras não essencial, priorize imagens de fácil visualização e entendimento. Esta dica de apresentação do PowerPoint nem deveria ter que ser dita, mas por via das dúvidas, diremos: Não use clip art. Use gráficos profissionais no lugar.

O tutorial de como fazer uma apresentação de slides foi feito para te ajudar a fazer uma apresentação de sucesso. Além de dicas para acertar, você pode conferir dicas de como não errar na hora da apresentação.

Antes mesmo de começar a trabalhar no PowerPoint, confira as dicas de como fazer uma apresentação de slides, pois elas vão garantir que você esteja totalmente preparado para a sua apresentação.

Como fazer uma apresentação de slides eficiente

Sua apresentação não é apenas slides. É muito mais do que isso: O seu conhecimento e sua capacidade de comunicar o que você sabe sobre o assunto. Antes de preencher estatísticas, fatos e números, pense na narrativa que será utilizada, por que e em que ordem você vai apresentar os conteúdos.

Antes de começar a escrever no PowerPoint, faça um roteiro de toda a apresentação, para ter uma ideia de como as informações apresentadas “fluirão” e como os espectadores verão isso em sequência. Organize suas ideias e as coloque em ordem antes de começar a apresentação de slides.

Uma apresentação abrange apenas o mais importante do conteúdo. Não insira em seus slides conteúdos sem extrema relevância. Escolha os pontos-chave e coloque o restante em um “Apêndice” para se referir durante a sessão de perguntas e respostas no final.

Falar para uma sala cheia de médicos é diferente de falar para uma sala cheia de jovens empreendedores. Sua seleção de tópicos, a linguagem que você usa, os exemplos que você dá para ilustrar pontos e os pequenos pedaços de humor incluídos devem ser feitos especificamente para o seu público-alvo.

Conhecer seu público muito bem – seus medos, vontades e desejos – Esse é o primeiro passo para fazer uma apresentação em PowerPoint que os convença.

Ensaie para pegar o ritmo da sua apresentação e anote os pontos que você deseja enfatizar. Ao dizer isso em voz alta, você começará a desenvolver um “sentimento” para o material, e perceberá que algumas coisas funcionam bem, enquanto outras precisam ser trabalhadas. Ensaiando você poderá também identificar conteúdos que não são tão relevantes para a apresentação, e isso dará a oportunidade de exclui-los antes que seja tarde.

Se não for bem projetado, um PowerPoint pode desvincular ou distrair (independentemente da qualidade do conteúdo). Aqui estão algumas dicas de design de slides para garantir que isso não aconteça com você.

Essa é uma das dicas de apresentação do PowerPoint mais importantes para seus slides. Tenha em mente que menos é mais (eficaz). Um slide desordenado é uma distração. Isso causa confusão para um público:

Em qual parte do slide devo me concentrar? Devo ler o slide ou prestar atenção no apresentador? Por outro lado, um slide simples e visualmente atrativo prenderá a atenção do público, mantendo-o no caminho certo com seus pontos principais.

Na hora de sua apresentação, o público deve estar ouvindo, não lendo. Insira frases curtas ou palavras chaves em seus slides, e utilize imagens para passar suas idéias.

As pessoas estão mais propensas a levar você a sério se sua apresentação for visualmente atraente. Os usuários veem o design atraente como confiável. Da mesma forma, eles verão um PowerPoint mais atraente como mais eficaz.

Para isso, pesquise imagens em alta resolução. Para encontra-las no Google, ao pesquisar imagens, vá em ferramentas e selecione imagens grandes.

Gráficos são bons aliados para facilitar o entendimento, mas podem distrair se não forem usados ​​corretamente. Verifique se o design da sua informação é simples e limpo, para que o público não passe o tempo todo tentando decifrar o que o seu eixo X diz.

Você pode até achar bonito os modelos de slides sobrecarregados, mas tenha em mente que eles podem distrair seu público. Mas um modelo simples demais pode ser ruim também. Para apresentações, de preferência aos modelos simples, mas que tenham elegância e cor.

Além dos modelos pré-dispostos no PowerPoint, existem vários modelos inderessantes que vocêpode baixar no site graphicriver.

As fontes são uma parte importante do engajamento do seu público. Fontes e tipografia têm um efeito subconsciente sobre os espectadores, fazendo com que eles caracterizem a apresentação e a marca de sua empresa de forma positiva ou negativa. Certifique-se de que você está escolhendo fontes que são profissionais e modernas!

Assim como a escolha da fonte, as cores causam reações subconscientes específicas dos espectadores. A escolha de uma combinação de cores desatualizada para sua apresentação a tornará ineficaz. Leve em conta o assunto que será abordado e pense em uma combinação de cores que remetam à ideia de produto, serviço ou tema da sua apresentação.

Uma maneira simples de criar uma apresentação bem projetada é garantir que todos os itens em um slide estejam alinhados intencionalmente. Para fazer isso: mantenha pressionada a tecla Shift  + em todos os objetos que você deseja incluir, escolha Organizar na barra de opções e aplique Tipo de alinhamento.

Não encha as frases de seus slides de pontos de exclamação (!). Use o ponto final para encerrar o texto sempre (a não ser que seja uma pergunta, aí está liberado o uso de ponto de interrogação).

A apresentação é mais importante que o conteúdo real e que os slides, nunca esqueça isso. A forma com que você explicará o conteúdo é o que vai fazer toda a diferença no entendimento da platéia. Os slides servem como apoio, mas apenas isso.

Treine várias vezes sua apresentação, e nessas horas, vale chamar a mãe, os irmãos, marido/esposa ou filhos para ser sua platéia nos treinos. Experimente pausas, gestos e linguagem corporal. Você deve praticar cerca de uma hora para cada minuto do seu discurso.

16. Treine o tempo de apresentação

Pratique com um temporizador e tente deixar apenas o básico na sua apresentação.

Consistência é fundamental para uma apresentação do PowerPoint eficaz. O tempo deve ser similar (idealmente o mesmo) toda vez que você ensaiar. Este será especialmente recompensado quando for a hora de apresentar na frente do seu público.

No tempo extra de perguntas e respostas, você poderá explicar melhor o conteúdo, mas com interação do público.

Use a câmera do seu celular e filme seu treino. Depois, assista e avalie de forma crítica a si mesmo. Considere:

  • Suas pausas são muito curtas ou muito longas?
  • Você está falando devagar o suficiente? Muito devagar?
  • Quando você está nervoso, sua voz fica muito alta?

É sempre estranho ouvir sua própria voz gravada, mas não de bola para isso. Use isso como um tempo para ajustar.

Similar ao vídeo, mas a diferença é que, ao ensaiar na frente de um espelho, é como se você estivesse assistindo a apresentação em tempo real. Finja que você está apenas tendo uma conversa normal e permita que suas mãos se movam com sua fala, enfatizando seus pontos. Mas não se empolgue demais!

19. Siga a regra 10-20-30

Guy Kawasaki diz que que uma apresentação “deve ter dez slides, não mais que vinte minutos, e o tamanho da fonte deve ser no mínimo, trinta”. Ele estava falando de slides para investidores, mas este é um conselho bastante sólido para qualquer apresentação. Talvez seja necessário ultrapassar a regra dos 20 minutos em algumas circunstâncias (por exemplo, uma palestra na universidade), mas será que o tempo adicional não poderia ser melhor utilizado para perguntas e respostas?

Após os 20 minutos de apresentação, a platéia tende a dispersar sua atenção, portanto, cuidado com o tempo.

Nada adianta deixar a apresentação com um tempo razoável (como falamos na dica anterior) se você parecer um narrador de futebol falando do conteúdo. Muitos dos melhores oradores hoje falam intencionalmente devagar. Você terá a chance de enfatizar, parecer mais atencioso e tornar sua informação mais fácil de digerir.

Não esqueça de usar algumas pausas, para que os pontos principais sejam enfatizados e que as informações sejam digeridas. Você precisa deixar os pontos-chave respirarem um pouco antes de passar para a próxima seção.

Se você olhar para o mesmo ponto (ou até para a pessoa mais bonita da platéia) o tempo todo, sua apresentação será ineficaz (e desajeitada). As pessoas se distrairão com você, imaginando o que você está olhando. Tente isto: escolha três pontos na sala (normalmente: esquerda, centro, direita) e reserve um tempo para direcionar sua entrega para cada ponto focal físico na sala. Além disso, concentre-se no centro ao criar seus pontos principais.

Isso faz você parecer mais interessante e é mais fácil para o seu público prestar atenção em você. Para os pontos principais de seu conteúdo, fale devagar para dar um efeito dramático.

Assim como você deve variar a velocidade da fala, é interessante variar o tom de voz, dependendo do que você está falando. Tenha consciência de aumentar e diminuir sua voz. Caso contrário, as pessoas vão desligá-lo e você ficará parecendo o professor do desenho Charlie Brown.

Se possível, tente fazer alguns testes ao vivo com colegas de trabalho ou de escola/faculdade antes da sua apresentação, a fim de o realizar um feedback de uma audiência ao vivo. Peça para eles assistirem sua apresentação e avaliá-lo depois. Se estiver com dificuldades de encontrar voluntários para esta tarefa, temos uma dica para convencê-los: Leve uns petiscos para eles saborearem ao final da apresentação (geralmente isso dá certo!).

Quando chega o dia da apresentação, há apenas algumas dicas de última hora para serem lembradas:

É importante que em sua apresentação, você mantenha a calma. E é comprovado cientificamente que a respiração profunda alivia o estresse e acalma a mente. É simples e ajudará você a ter controle da situação.

Faça os seguintes exercícios de respiração, durante cinco minutos:

  • Respire pelo nariz;
  • Respire utilizando o diafragma;
  • Comece enchendo de ar sua barriga ao inspirar, e vá subindo gradualmente para o peito, até ficar “cheio de ar”;
  • Para expirar, faça o contrário: Esvazie primeiro o peito, e depois a barriga.

Regra de três: Inspire contando lentamente até três.
Segure o ar nos pulmões por três segundo.
Solte o ar por três segundos.
Fique com os pulmões vazios por mais três segundos.

Outra dica importante é estar bem humorado no dia da sua apresentação. Para isso, vale assistir vídeos engraçados no YouTube ou acessar sites de piadas. Faça isso antes da apresentação, é claro.

Uma pesquisa recente realizada por economistas da Universidade de Warwick conclui que pessoas felizes são 12% mais produtivas (o que inclui criatividade e eficiência) do que quem está se sentindo triste. Quem está de bom humor fica mais focado e capaz de ter um melhor desempenho.

Se você ficar nervoso durante sua apresentação, mesmo com os exercícios anteriores, force-se a ser mais devagar. Quando estamos estressados ​​ou nervosos (ou ambos), tendemos a falar mais rápido. Conscientemente, respire fundo e lembre-se de ir devagar. É melhor dar uma pequena pausa durante sua apresentação, para se acalmar, do que estragar tudo apresentando nervoso.

Finja que está confiante, e daqui a pouco, a confiança será natural. Se você agir confiante, começará a se sentir mais confiante, é automático. Mova-se lentamente com graça, fale com clareza, sorria, use algo legal e você parecerá confiante para todos os participantes (não importa como você se sinta internamente).

Mais importante ainda, concentre-se no que você pode fazer para melhorar sua apresentação.

Agora que você já sabe como fazer uma apresentação de slides perfeita, saiba quais são os erros mais comuns que costumam estragar boas apresentações.

Os efeitos sonoros (feitos por você mesmo, seja com a boca, mãos, pés, etc…) distraem a platéia, além de ser uma coisa completamente dora de moda. Evite-os.

Se você não quer que sua voz seja o único som de sua apresentação de slides, experimente inserir um vídeo ou música à sua apresentação para injetar interesse ou destacar um ponto importante. Mas tenha muito cuidado na escolha: Certifique-se de que seu uso realmente se conecte com seu público e com o assunto, e faça parte de uma nova abordagem. Caso contrário, é melhor deixar de fora.

Transações de slides chamativas são desnecessárias, fora de moda e tiram a atenção do conteúdo da apresentação. Você pode usar transições e animações sutis em sua apresentação do PowerPoint, mas precisa tomar cuidado para que a transição não se torne a estrela de seus slides.

Muitas pessoas levam anotações para ler durante a apresentação, isso é altamente desaconselhado. Como regra geral, você deve apresentar apenas algo que conhece bem e, pelo menos, memorizar os pontos principais.

Você pode utilizar cartões para ser usados como ponto de referência, mas não os leia, apenas visualize rapidamente e explique o que você sabe sobre (você precisa saber).

Se você passar toda a sua apresentação olhando para a tela, o mesmo acontecerá com o seu público. Eles então se desvincularão do que você está dizendo, e sua presença ali, falando, não se fará necessária.

Você deve apenas inserir palavras chaves nos slides, e explicá-las aos ouvintes. Apenas assim, é que você estará apresentando.

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