Boas notícias para os usuários do Google Drive: Criar novos documentos, planilhas, slides, sites e formulários no Google Docs ficou ainda mais rápido e fácil com a introdução de alguns novos atalhos usando o domínio .new, conforme anunciou a empresa no seu Twitter oficial, na última quinta-feira (25). 

Agora é possível usar os atalhos sem a necessidade de acessar o Google Drive para criar arquivos, e isso economizará muito tempo. Mas é importante entender como funciona para utilizá-los corretamente. Lembrando que os atalhos funcionam em qualquer navegador - basta digitá-los na barra de endereço. 

Como usar os novos atalhos do Google Docs

Não vai poupar muito tempo, mas simplifica todo o processo. Aqui está um resumo de todos os novos atalhos. Para usá-los, basta digitá-los na barra de endereços do navegador de sua escolha e um novo arquivo será criado:

Google Docs

O Google Docs é um serviço gratuito baseado na Web, no qual documentos e planilhas podem ser criados, editados e armazenados online. Os arquivos podem ser acessados ​​de qualquer computador com uma conexão à Internet e um navegador. O Google Docs faz parte de um pacote abrangente de aplicativos on-line oferecidos e associados ao Google .

Os usuários do Google Docs podem importar, criar, editar e atualizar documentos e planilhas em várias fontes e formatos de arquivo, combinando texto com fórmulas, listas, tabelas e imagens. O Google Docs é compatível com a maioria dos aplicativos de software de apresentação e processadores de texto.

O trabalho pode ser publicado como uma página da Web ou como um manuscrito pronto para impressão. Os usuários podem controlar quem vê seu trabalho. O Google Docs é ideal para ser usado em uma empresa, manter blogs ou compor trabalhos para exibição pelo público em geral.

O Google Docs presta-se a projetos colaborativos, nos quais vários autores trabalham juntos em tempo real. Todos os participantes podem ver quem fez alterações específicas no documento e quando essas alterações foram feitas. Como os documentos são armazenados on-line e também podem ser armazenados nos computadores dos usuários, não há risco de perda total de dados como resultado de uma catástrofe localizada. 

Digite doc.new, docs.new ou document.new na barra de endereços do seu navegador para iniciar um novo documento no Google Docs. 

Planilhas

O Google Planilhas é um aplicativo baseado na Web que permite aos usuários criar, atualizar e modificar planilhas e compartilhar os dados on-line. O programa baseado em Ajax é compatível com arquivos do Microsoft Excel e CSV (valores separados por vírgula). As planilhas também podem ser salvas como HTML .

O produto do Google oferece recursos típicos de planilhas, como a capacidade de adicionar, excluir e classificar linhas e colunas. O aplicativo também permite que vários usuários geograficamente dispersos colaborem em uma planilha em tempo real, e conversem por meio de um programa de mensagens instantâneas integrado. Os usuários podem fazer o upload de planilhas diretamente de seus computadores.

Escolha entre sheet.newsheets.new ou spreadsheet.new para gerar uma nova planilha no Planilhas Google.

Sites

O Google Sites  é uma plataforma de criação de websites do Google. Se você conhece outras plataformas de sites como o WordPress ou o Wix, saiba que o Google Sites é algo semelhante, mas mais especializado para empresas e equipes de trabalho baseadas na Web.

 

Se você já usa outros produtos do Google e os considera particularmente úteis para uma empresa ou organização, o Google Sites pode ser apenas outro serviço que você vai gostar de usar.

O Google Sites permite que você crie um website sem ter que saber como codificá-lo. Ele se enquadra na categoria Colaborativa do G-Suite, o que significa que você também pode incluir outros usuários do Google no processo de criação do website, o que o torna uma ferramenta tão poderosa e valiosa para as equipes.

Assim como outras plataformas, como WordPress.com e Tumblr , o Google Sites possui recursos de criação de sites que tornam mais fácil e intuitivo projetar seu site da maneira que você preferir. Você também pode adicionar "gadgets", como calendários, mapas, planilhas, apresentações e muito mais, para tornar seu site mais funcional. Escolha um tema e personalize-o da maneira que desejar para um site com aparência profissional e com ótima aparência em todas as telas de computadores e dispositivos móveis.

Se você ainda não tiver uma conta no G-Suite, será solicitado que você crie uma antes de configurar seu Google Site. Uma vez feito isso, você será solicitado a usar seu próprio domínio que você comprou no registro.br. Se você não tiver um, terá a oportunidade de comprar um domínio para seguir em frente.

Deseja criar um novo website gratuito no Google Sites? Use site.newsites.new ou website.new.

Apresentações

O Google Apresentações é um editor de apresentações no pacote de produtividade do Google Docs. As apresentações são exibidas de forma linear, onde os slides aparecem em ordem (a menos que sejam adicionados links ou outras transições). Ele oferece colaboração em tempo real entre os editores, bem como diferentes opções para compartilhar as apresentações.

Como as apresentações estão na nuvem e associadas a uma conta do Google, os usuários e proprietários podem acessá-las em qualquer computador, sem ter que carregar uma unidade USB.

Além disso, um histórico de revisão é mantido, o que permite aos editores acessar qualquer versão da apresentação no passado e também mantém um registro de quem fez as edições.

O serviço oferece suporte para diferentes formatos (como PowerPoint ou PDF) e também é possível editar apresentações do PowerPoint.

Você pode usar os domínios slide.newslides.newdeck.new ou presentation.new para criar uma apresentação de slides no Apresentações Google.

Formulários

Os formulários estão entre as ferramentas mais versáteis da Internet. Se você precisa de um formulário de contato ou uma página de checkout, uma pesquisa ou um diretório de estudantes, um formulário é tudo o que você precisa para reunir facilmente essas informações. Com o Google Formulários, você leva apenas alguns minutos para criar um gratuitamente.

O Google Formulários é uma ferramenta fácil de usar para salvar dados diretamente. Quando você precisa coletar dados para suas planilhas, um formulário é seu melhor amigo. 

Para criar um novo formulário no Google Docs, digite form.new ou forms.new.

Não é exatamente uma mudança sísmica em como o Google Docs funciona, mas pode lhe poupar tempo e tornar as coisas mais práticas. Os atalhos já estão ativos, portanto, basta usá-los.