O Windows 10 possui uma nova atualização liberada. Esse update de maio de 2020 traz muitos recursos novos em diversas áreas, de segurança à velocidade. A atualização deve demorar em média 15 minutos para ser instalada e pode ser manualmente ativada em "Configurações do Windows" > "Atualização e Segurança", caso o Windows não avise automaticamente que há uma nova versão disponível.

Confira os principais recursos novos:

Linux:

Há um novo subsistema WSL 2 e é talvez a principal novidade da atualização. Ele é mais rápido e estável estável ao utilizar um kernel Linux (uma parte do sistema operacional que media os aplicativos e o processamento). O kernel anterior era da Microsoft O novo subsistema também é de código aberto e permite a colaboração de usuários em seu desenvolvimento. Espera-se um grande salto em performance e futuro suporte à aplicações Linux GUI.

Maior facilidade em redefinir o Windows:

Caso seu disco rígido apresente algum erro no Windows, agora a redefinição do sistema operacional acontece por download em nuvem da última versão disponível online.

Cortana:

A Cortana não é mais vinculada ao Windows 10 e integrada ao menu iniciar de maneira obrigatória. A ideia é melhorar as interações com a assistente, mas a versão nova para português do Brasil chegará somente no segundo semestre deste ano.

Velocidade de download de atualizações:

É possível controlar a velocidade de download de novas atualizações do Windows, limitando o uso de banda larga. Isso é útil, por exemplo, para deixar o Windows baixando atualizações em velocidade reduzida para não afetar o uso de internet em outras funções.

Busca no menu iniciar:

Agora o sistema de busca no menu iniciar é capaz de identificar erros de digitação e conta com corretor ortográfico, possibilitando o entendimento de textos com erros. Há também a adição de opções de pesquisa rápida, como "Previsão do Tempo" e outros.

Gerenciador de Tarefas:

Agora o Gerenciador de Tarefas do Windows exibe a temperatura da placa de vídeo e também mostra o tipo de disco rígido utilizado na aba de desempenho.

DirectX:

O Directx 12 foi atualizado para a versão DirectX 12 Ultimate e melhora a experiência em games.

Microsoft Edge:

O navegador do Windows recebeu também atualizações de desempenho e otimização.

Consumo de internet:

O Windows 10 agora exibe o consumo de internet nos últimos 30 dias. Além disso, também mostra a quais dispositivos o seu PC está conectado,

Bluetooth:

É possível agora parear dispositivos Bluetooth com uma opção na notificação que aparece na tela. Na versão anterior, era necessário acessar as configurações do Windows para fazer o mesmo.

Bloco de Notas:

O bloco de notas pode realizar zoom rápido no texto. Ele também avisará quando alterações feitas em um arquivo não estão salvas com um *Asterisco ao lado do nome do arquivo de texto.

Áreas de trabalho virtuais:

É possível agora renomear áreas de trabalho virtuais e usar emotes.

Barra Xbox:

A barra de jogos do Windows 10 recebe novidades e permite utilizar widgets de terceiros.

Acessibilidade:

A função de acessibilidade do Windows "Narrador" recebeu novos comandos e sons. Ele pode ler também e-mails recebidos no app de Email do Windows ou do Outlook.O cursor possui também customização de tamanho e cor e a função de lupa no Windows agora também mostra o cursor dentro da área ampliada.

Outras mudanças menores também foram feitas em apps do sistema, como a calculadora e Seu Telefone. A atualização ainda não é automáticas e pode ser baixada manualmente no WIndows Update. Existem reportes de alguns bugs desde a última atualização, e esse novo update de maio também tem apresentado alguns bugs como problemas com drivers gráficos antigos, problemas com conectividade bluetooth, dispositivos de áudio da Conexant, falhas de conexão com mouses e gráficos Intel integrados com problemas na taxa de atualização variável.