Existem muitos serviços que são executados no seu computador. Alguns servem para conectar seu PC à rede e à internet, compartilhamento de dados, jogos, segurança e muitas outras coisas, como o iphlpsvc (IP Helper Service). Da mesma forma, serviços como o IP Helper Service pode parecer algo confuso, mas tem um papel crucial a desempenhar na sua máquina. E aqui vamos explicar o que é.

O que é iphlpsvc (IP Helper Service)?

Também conhecido como (em tradução) Serviço Auxiliar de Protocolo da Internet, o iphlpsvc serve na recuperação e modificação das configurações de rede do computador. O que ele faz é criar uma conectividade de túnel através das tecnologias de transição IPv6, como o 6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo, bem como o IP-HTTPS.

Ao contrário de alguns serviços, como o antivírus, que deve ser instalado manualmente, o IP Helper Service é um serviço pré-instalado no Windows. Além disso, você não precisa abri-lo manualmente, pois ele é iniciado automaticamente.

É seguro desativar o iphlpsvc?

Agora que você sabe o que o iphlpsvc faz, pode ficar em dúvida se ele está desabilitado ou não. A resposta simples para isso é que, a menos que você esteja executando um banco de dados remoto, não há motivo para não desabilitá-lo se você não estiver usando o IPv6, ou se ele não for suportado.

Além disso, existem vários serviços no seu computador que podem não ser essenciais para você, mas eles são fornecidos para pessoas que precisam deles. Se você se deparar com esses serviços, não há realmente nenhum problema em desabilitar.

Entretanto, considere a existência de alguns serviços que, quando você os desabilita, podem levar a um problema ou outro; portanto, antes de desabilitar qualquer serviço, verifique se você sabe quais são suas funções.

Em relação ao IP Helper, uma vez desativado ou parado, a conectividade aprimorada que ele serve para fornecer também será interrompida.Portanto, você deve interrompê-lo apenas quando não precisar da conectividade de túnel que ela oferece.

Como desativar o iphlpsvc (serviço auxiliar de IP)

Existem maneiras de desativar o Serviço Auxiliar de IP ou outros serviços que você não precisa para melhorar o desempenho geral do sistema. Isso ocorre porque cada programa que está sendo executado, seja importante para você ou não, utiliza alguns dos recursos que poderiam ter sido usados ​​para outras tarefas.

Esses programas ou serviços usam a capacidade de memória e o processador. Sendo assim, eles limitam os recursos e afetam o desempenho daquelas tarefas que realmente fazem sentido.

Para desativar o Auxiliar de IP e outros serviços, aqui estão três métodos:

Método 1

  1. Abra o painel de controle
  2. Selecione Ferramentas Administrativas
  3. No próximo menu que é aberto, verifique a lista e clique duas vezes em Serviços. Isso mostrará todos os serviços que você possui no seu computador. Também mostrará aqueles que estão em execução e aqueles que pararam.
  4. Encontre o IP Helper ou qualquer outro serviço que você deseja desativar.
  5. Clique com o botão direito do mouse no serviço que você deseja desativar e selecione Parar.
  6. Você receberá um aviso de que está sendo desativado.
  7. Se você deseja ativá-lo novamente, basta seguir as mesmas etapas e, após clicar com o botão direito do mouse, selecionando Iniciar.

Método 2

Este método é muito mais fácil que o primeiro.

Aqui está o passo a passo:

  1. Mantenha pressionada simultaneamente as teclas Windows + R para abrir Executar.
  2. Digite Service.msc e pressione Enter.
  3. Verifique a lista de serviços e clique com o botão direito do mouse no que deseja desativar, após isso, clique em Parar.
  4. Isso interromperá o serviço. Você pode seguir o mesmo processo para reativá-lo.

Como afirmado, você deve ter cuidado com os serviços que decide desativar, porque eles estão instalados no seu computador com o sistema operacional.Os mais essenciais são aqueles que estão sendo executados automaticamente, enquanto aqueles que você pode executar manualmente não são muito importantes, exceto quando você precisa executá-los.Alguns como o IP Helper são executados automaticamente, mas você pode desativá-los sem nenhum problema, exceto quando precisar deles.

Método 3

Este método envolve uma alterações no seu registro. Deve-se tomar cuidado se você quiser fazer uso desse método, pois existe o risco de um problema sério, caso você cometa um erro. Por isso, não recomendamos esse método, exceto se você realmente souber o que está fazendo.

Aqui está o passo a passo:

  1. Mantenha pressionada as teclas Windows + R para abrir o Executar.
  2. Digite CMD e pressione Enter para abrir o Prompt de Comando
  3. No prompt, digite regedit e pressione Enter
  4. Selecione Sim na próxima caixa que será aberta para dar permissão.
  5. No registro, vá em: HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM CurrentControlSet services iphlpsvc
  6. Localize Iniciar no segundo painel e clique duas vezes nele.
  7. Nos Dados do valor: insira o valor desejado 2 (Automático), 3 (Manual) ou 4 (Desativado).
  8. Clique em OK, e seus dados são salvos.

O IP Helper não inicia automaticamente

Para alguém que precisa usar o serviço, há casos em que, devido a um problema, seu IP Helper pode falhar ao iniciar automaticamente. Às vezes, mesmo quando você acessa o Services.msc para tentar, ele não funciona.

Aqui está o passo a passo:

  1. Abra os Serviços
  2. Clique duas vezes no serviço IP Helper, e uma caixa de propriedades será aberta
  3. No tipo de inicialização, se estiver em manual, desativado ou automático (início atrasado), altere-o para automático.
  4. Clique em Aplicar e, em seguida, em OK. Agora você pode fechar a caixa.
  5. Ele passará imediatamente para automático e sempre que você iniciar o computador, o serviço IP Helper começará a funcionar.

Conclusão

O iphlpsvc (IP Helper Service) desempenha uma função muito importante no que diz respeito à conexão IPv6 em uma rede IPv4. No entanto, como falamos acima, nem todos podem precisar dos benefícios de conectividade que ela oferece.

Além disso, o iphlpsvc não está livre de causar problemas, que podem levar o usuário a querer desativá-lo. Uma das principais desvantagens associadas ao serviço é que ele consome muita memória, entre outros recursos. Por esse motivo, é possível desativá-lo ou configurá-lo para uma inicialização manual, para que você possa ativá-lo somente quando precisar dele.