Para qualquer usuário de longa data do Windows o Painel de Controle tem sido um forte aliado, seja na hora de remover algum programa do Windows ou até achar configurações específicas de redes e coisas do tipo, mas de acordo com códigos encontrados por usuários Windows Insider dentro de builds preview do sistema, parece que logo este será o caso.

Quem já está acostumado a utilizar o Windows 10 já deve ter passado pelo painel de configurações do mesmo, ele tem uma aparência completamente diferente do Painel de Controle e isso tem um motivo: otimização a Touchscreen. As otimizações para telas Touch tem sido feitas desde a chegada do Windows 8 e foi extensivamente estendida ao Windows 10, porém muito mais polidas do que as primeiras versões.

Aplicativo de Configurações
Aplicativo de Configurações

2 códigos que foram encontrados na versão preview do Windows 10 sugerem que o Painel de Controle deve desaparecer logo: Hide_System_Control_Panel e SystemToAboutSettingsSearchRemoval. A primeira literalmente traduz para "Esconder_Sistema_Painel_Controle" e a segunda é algo parecido a "SistemaParaSobreConfiguraçõesPesquisaRemover" o que dá fortes sugestões do nosso querido amigo dos técnicos de informática deve estar com seus dias contados.

O maior motivo que faz com que muitas pessoas prefiram o aplicativo de configurações ou o Painel de Controle são as grandes diferenças dentre as opções oferecidas pelos mesmos. Enquanto que algumas configurações de rede - por exemplo - só podem serem encontradas no Painel de Controle, configurações sobre atualização do Windows só aparecem no aplicativo de Configurações, e a nova só fica pior a partir daí.

Outro motivo é que o menu mais novo deixa de exibir configurações mais avançadas em seu subtítulo, focando em funções básicas e assim deixando quem realmente necessita ir "um pouco mais a fundo" um pouco confuso, afinal dependendo da configuração ela poderia estar em mais de um menu, e acontece que algumas configurações que estavam na parte de sistema do Painel de Controle se encontram em outros locais no app de Configurações.

No final ainda não há nenhuma confirmação por parte da Microsoft, mas a dica que damos é que você deve se preparar para pior e já tentar ir se acostumando ao novo "modo" de acessar as configurações do Sistema Operacional.