O WhatsApp para iOS está ganhando suporte às chaves de acesso, permitindo que os usuários substituam a senha por um método de autenticação mais seguro. Anteriormente, o recurso estava disponível somente para usuários do WhatsApp para Android, mas agora a Meta decidiu lançá-lo para pessoas que usam o iPhone.

O WhatsApp para iPhone irá ganhar suporte às chaves de acesso

Versão beta do WhatsApp para iOS (iPhone) ganha recurso de chaves de acesso (passkeys). Fonte: Oficina da Net
Versão beta do WhatsApp para iOS (iPhone) ganha recurso de chaves de acesso (passkeys). Fonte: Oficina da Net

De acordo com o site WABetaInfo, a versão beta do WhatsApp para iOS (iPhone) traz a opção para configurar chaves de acesso no aplicativo. Entretanto, infelizmente o recurso ainda não está habilitado.

Captura de tela exibindo o recurso de chaves de acesso na versão beta do WhatsApp para iOS (iPhone). Fonte: WABetaInfo
Captura de tela exibindo o recurso de chaves de acesso (passkeys) na versão beta do WhatsApp para iOS (iPhone). Fonte: WABetaInfo

As chaves de acesso (passkeys) são uma tecnologia desenvolvida pela FIDO Alliance em colaboração com diversas empresas como, por exemplo, o Google, a Apple e a Microsoft. Com ela, você pode fazer login nos aplicativos sem utilizar senhas, podendo optar pela utilização de biometria com digital ou reconhecimento facial.

Para que seja possível utilizar as chaves de acesso no iPhone, é necessário ter o iOS 16 ou posterior instalado, além dos aplicativos Safari ou iCloud Keychain. No iOS 17, essa funcionalidade foi estendida para aplicativos de terceiros, permitindo que haja o desbloqueio através da Face ID ou da Tounch ID.

Autenticação por e-mail

Outra forma de validar o login no WhatsApp é através da verificação por e-mail ao invés do SMS. Esse recurso foi implementado pela primeira vez em novembro de 2023 e trouxe mais segurança para o aplicativo, pois utilizar o número de telefone é consideravelmente mais arriscado já que há a chance de clonarem ele.