Criados no Japão, em 1999, os emojis viraram uma febre mundial, principalmente com a popularização do WhatsApp e outros mensageiros e redes sociais. O gênio por detrás dos rostinhos famosos é Shigetaka Kurita, um designer que trabalhava em uma empresa de telefonia. Contudo, você sabe usar os emojis da maneira correta?

A inspiração para a criação dos emojis foram os populares mangás, as placas de sinalização e também a cultura japonesa. Foram criados mais de 176 emojis. Atualmente, a criação dos emojis fica por conta da empresa Meta, dona do WhatsApp, Facebook e Instagram.

Como saber se estou usando o emoji correto?

Uma das coisas mais divertidas dos emojis é que um único emoji pode ter diversos significados, tudo vai depender de como a pessoa que recebeu o rostinho, vai entender. Também depende da cultura e do contexto em que estão sendo utilizados pelos usuários. Um exemplo de emoji com mais significados é aquele do rostinho com a mão no queixo. Dependendo do contexto, ele pode significar dúvida ou indignação.

Então, antes de mandar um emoji para um amigo, é bom pensar duas vezes, pois, a pessoa do outro lado pode não ter o mesmo entendimento que o seu sobre a expressão do rostinho.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Como conferir o significado dos emojis

Outro emoji bastante curioso é o do coração com um pontinho em baixo e que é usado por muitas pessoas, mas você sabe o significado? Esse único emoji pode representar diversas coisas como:

  • O sagrado coração de Jesus, mostrando a fé católica.
  • Uma forma de enfatizar uma declaração, substituindo a pontuação tradicional por algo mais divertido.
  • Um coração sangrando, simbolizando perda ou tristeza, para dar um toque dramático na conversa.
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Emojipédia: O dicionário online dos emojis

Para casos como o apresentado acima é que temos a Emojipedia, uma espécie de dicionário online que revela o significado ou significados de todos os emojis existentes. A Emojipedia reúne dados sobre a origem e a utilização dos emojis. Uma equipe está constantemente atualizando o site para orientar o uso apropriado desses ícones nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram ou TikTok.

Portanto, ao utilizar um emoji, é válido recordar que ele pode possuir um significado mais profundo ou distinto do que inicialmente imaginado. E caso surjam dúvidas, a Emojipedia está disponível para fornecer a melhor ajuda possível.