Um dos ótimos recursos no WhatsApp é a possibilidade de compartilhar a sua localização com amigos e contatos em tempo real. Desta forma, você pode informar ao contato sua localização para encontrar alguém ou até mesmo para casos de emergência, caso você ou seu amigo esteja correndo algum tipo de risco. Contudo, é preciso ter um certo tipo de cuidado com esse recurso. Será que é seguro compartilhar a localização no WhatsApp?

Primeiramente, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar a ferramente. Por exemplo, ela pode violar a privacidade e direitos dos usuários caso não haja consentimento.

whatsapp
whatsapp

WhatsApp: Como usar o recurso Compartilhar Localização?

Para utilizar o recurso de compartilhar a sua localização em tempo real no WhatsApp, é preciso estar conectado à internet e escolher o tempo de duração desse compartilhamento, podendo ser de 15 minutos, 1 ou 8 horas.

Para compartilhar localização é muito fácil, contudo, isso pode variar conforme o seu celular. Segue abaixo como proceder:

Android

  1. Abra a conversa com o contato;
  2. Clique no ícone clipe de papel;
  3. Selecione a opção ‘’Localização’’;
  4. Escolha a opção ‘’Localização em tempo real’’.

iOS

No iOS, o procedimento é praticamente o mesmo, contudo, o ícone é de um "+". Após enviar a localização, ela aparecerá na conversa como um mapa do Google Maps, que pode ser acessado pelo destinatário.

Quais os riscos e vantagens de utilizar a ferramenta?

A grande vantagem da ferramenta para compartilhar localização em tempo real pelo WhatsApp é a possibilidade de encontrar um amigo com maior facilidade, ou até mesmo poder ajudá-lo em caso de perigo ou outros problemas que podem estar ocorrendo. Até mesmo quando seu amigo pega um Uber, poderá utilizar a função do WhatsApp para que você saiba que ocorreu tudo bem na viagem.

Por outro lado, essa função pode apresentar certo risco para a privacidade e integridade do usuário. É muito importante usar esse recurso com ética e responsabilidade, respeitando rigorosamente as permissões e vontades da outra parte. Isso se torna ainda mais significativo, uma vez que a violação da privacidade alheia pode resultar em implicações jurídicas e danos morais.

Portanto, é essencial assegurar que essa ferramenta seja utilizada de maneira consciente e respeitosa, contribuindo para a preservação de um ambiente online seguro e confiável para todos os usuários.