O Firefox da Mozilla em sua versão 118 traz a tradução de páginas inteiras sem a necessidade de utilizar servidores. Corbin Davenport, do site HowtoGeek, relata que a atualização para o Firefox 118 permite que a tradução das páginas seja feita de forma local ao invés de utilizar a nuvem, como o Google Chrome faz.

Novidades da atualização Firefox 118

Mozilla lança Firefox 118 e traz recurso de tradução de páginas off-line. Fonte: Unsplash
Mozilla lança Firefox 118 e traz recurso de tradução de páginas off-line. Fonte: Unsplash

Chamado de "fullpage translation", o novo recurso do Firefox, que chega na versão 118 do navegador, traduz uma página inteira de forma local, sem depender da conexão com a internet. Desta forma, é possível obter uma tradução de forma muito mais rápida do que um sistema de tradução que depende da nuvem, como é o caso do navegador Chrome da Google.

A nova funcionalidade de tradução do Firefox estava em teste há anos e foi desenvolvida em colaboração com a Bergamot com financiamento da União Europeia. Caso não conheça, o Bergamot é um projeto de um software de tradução que funciona de forma local desenvolvido para ser utilizado em navegadores e era uma extensão para o Firefox.

Como atualizar o Firefox manualmente

Para atualizar o Firefox manualmente no Windows, basta apertar a tecla "alt" e clicar no botão "ajuda", localizando no topo da janela. Em seguida, selecione a opção "Sobre o Firefox". Pronto, agora o navegador irá procurar a versão mais recente para atualizar.