O Firefox 109 finalmente foi disponibilizado. Nesta atualização do navegador, houve a implementação do suporte para extensões Maniffest V3, aprimoramento da acessibilidade do navegador, correções de segurança e outras melhorias. Entretanto, mesmo que os desenvolvedores tenham trazido o Manifest V3, não há ainda planos para abandonar o suporte ao Manifest V2.

A atualização 109 do Firefox chega após o lançamento dos navegadores Google Chrome 109 e Microsoft Edge 109. Já se sabe que o Google e a Microsoft decidiram estender o suporte ao Manifest V2 e dar mais tempo para os desenvolvedores realizarem a transição para o Manifest V3.

Mozilla lança Firefox 109 com diversas novidades. Fonte: Vitor Valeri
Mozilla lança Firefox 109 com diversas novidades. Fonte: Vitor Valeri

O Manifest é uma plataforma de extensões para navegadores, onde há regras de desenvolvimento de aplicativos para a loja de extensão dos browsers. A transição do Manifest V2 para o Manifest V3 irá afetar os bloqueadores de anúncios (propagandas) nos navegadores Chrome, Edge e Firefox, como o Oficina da Net noticiou nesta matéria.

Firefox 109: O que há de novo?

Novos recursos:

  • O suporte à extensão do Manifest Versão 3 (MV3) agora está habilitado por padrão ( MV2 permanece ativado/suportado). Esta grande atualização também apresenta uma mudança emocionante na interface do usuário na forma do novo botão de extensões.
  • A proteção contra exploração do Arbitrary Code Guard foi habilitada nos processos utilitários de reprodução de mídia, melhorando a segurança para usuários do Windows.
  • O seletor de data HTML nativo para entradas de data e hora agora pode ser usado apenas com um teclado, melhorando sua acessibilidade para usuários de leitores de tela. Os usuários com mobilidade limitada agora também podem usar atalhos de teclado comuns para navegar na grade do calendário e nos controles giratórios de seleção do mês.
  • O Firefox é construído em espanhol da Espanha (es-ES) e espanhol da Argentina (es-AR) agora vem com um dicionário embutido para o verificador ortográfico do Firefox.

Outras alterações:

  • A partir de 16 de janeiro, o Colorways não estará mais no Firefox. Os usuários ainda poderão acessar Colorways salvos e ativos na opção de menu Complementos e temas.
  • No macOS, Ctrl ou Cmd + trackpad ou roda do mouse agora rola a página em vez de aplicar zoom. Isso evita o zoom acidental e corresponde ao comportamento de outros navegadores da web no macOS.
  • A seção Fechado recentemente do Firefox View agora equipa os usuários com a capacidade de fechar/remover manualmente os links de url da lista.
  • As mensagens de estado vazias e os componentes gráficos exibidos no Firefox View para as seções Captura de guia e Fechado recentemente foram atualizados para uma experiência de usuário aprimorada.