O Google deve encerrar o suporte do Chrome no Windows 7 e 8.1 em fevereiro de 2023. No entanto, parece que a Mozilla pretende adotar uma estratégia diferente, já que os desenvolvedores do navegador estão analisando a possibilidade de estender o suporte a essas versões para uma data posterior. A principal razão seria a atual situação econômica.

Tempo é maior, mas não muito

Firefox
Firefox

De acordo com a Mozilla, o Firefox ainda tem uma participação considerável no Windows 7 e 8.1, somando 15,14% e 2,84%, respectivamente. Encerrar o suporte para essas versões pouparia horas de trabalho com testes adicionais, mas isso naturalmente não beneficiaria os usuários.

Afinal, com o encerramento, o software ficará desatualizado e propenso a falhas de segurança, algo que poderia levá-los a recorrer a navegadores concorrentes que continuarão oferecendo atualizações para versões antigas do Windows.

O fim do suporte também pode exigir a compra de um computador mais moderno com, no mínimo, Windows 10. No entanto, um desenvolvedor da Mozilla acredita que essa não seja a melhor opção por enquanto, dada a atual situação econômica que estamos vivendo.

Acho que as seguintes circunstâncias devem ser levadas em consideração. Ainda estamos com uma escassez de chips e uma crise econômica que dificultará a atualização para um novo computador ou uma nova versão do Windows. A maioria das distribuições do Linux também abandonou o suporte de 32 bits, o que afetará muitas máquinas com Windows 7, como os notebooks Atom da Intel. Portanto, mudar para o Linux também não será uma opção viável.

De qualquer forma, se os desenvolvedores optarem por estender o suporte do Firefox no Windows 7 e 8.1, o prazo seria até junho de 2023, quatro meses após a data estabelecida pelo Google. Apesar de ser uma boa notícia, isso não muda o fato de que os usuários terão que migrar para sistemas mais modernos em algum momento.