O Firefox permitirá que você verifique se as avaliações/reviews dos produtos pesquisados são legitimas/verdadeiras. O motivo disso, é a compra da empresa responsável pela criação, do Fakespot, uma ferramenta de identificação de reviews falsos. Felizmente, o criador desta tecnologia, Saoud Khalifah, irá permanecer para supervisionar o projeto de integração da funcionalidade ao navegador da Mozilla Foundation.

Firefox irá detectar quando uma análise/review for falsa

Análises/reviews falsas serão denunciadas pelo Firefox. Fonte: unsplash (Imagem por Rubaitul Azad)
Análises/reviews falsas serão denunciadas pelo Firefox. Fonte: unsplash (Imagem por Rubaitul Azad)

Em seu anúncio, a Mozilla diz que assumiu o desenvolvimento do Fakespot para possibilitar a implementação da tecnologia de detecção de análises/reviews falsos em seu navegador Firefox. A empresa explica que "a Fakespot não faz isso tendo um exército de revisores revisando as análises. Ele usa um sofisticado sistema de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para detectar padrões e semelhanças entre avaliações, a fim de sinalizar aquelas com maior probabilidade de serem enganosas. Usando o Fakespot, um comprador pode ver rapidamente onde as avaliações enganosas podem estar inflando artificialmente a classificação de um produto nos mecanismos de pesquisa. À medida que a Mozilla continua a expandir nosso trabalho em torno da IA ética e da publicidade responsável, o Fakespot se encaixa perfeitamente."

Mesmo com a venda da Fakespot para a Mozilla, a ferramenta irá continuar disponível como uma extensão para outros navegadores, além de um site independente. Infelizmente, ainda não se sabe como a ferramenta irá funcionar no Firefox, mas acredita-se que haja uma exibição de classificações do Fakespot em algum lugar. De qualquer forma, há um grande potencial para este novo recurso que a empresa pretende implementar em seu navegador.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com a Mozilla, a integração do Fakespot ao Firefox será lançada "ao longo do tempo". Infelizmente ainda não há