Durante muitos anos, o Internet Explorer era o principal navegador utilizado para navegar na internet. Com o tempo, outros navegadores começaram a surgir, como o Mozilla Firefox, que oferecia recursos inovadores, como abas e pesquisas em buscadores diretamente pela página inicial. Apesar disso, o Internet Explorer ainda era o navegador mais utilizado, pela conveniência de já vir instalado com todas as versões do Windows.

No entanto, em 2012, o Google Chrome superou o Internet Explorer e se tornou o navegador mais popular do mundo, posição que mantém até hoje. Se você não quiser usar o Chrome, há várias opções populares, como Opera e Firefox, mas outros navegadores menores lutam pelo espaço e podem ser uma alternativa para você. Confira três bons navegadores que quase ninguém conhece.

Brave: o melhor para privacidade

O Brave é o navegador mais "diferentão" da web: Embora seja baseado no Chromium, como a maioria dos navegadores, sua ênfase é na privacidade, bloqueando automaticamente propagandas e rastreadores nos sites visitados.

Interface e página inicial do navegador Brave. Fonte: Oficina da Net
Interface e página inicial do navegador Brave. Fonte: Oficina da Net

Ele possui várias integrações com criptomoedas: possui um sistema de recompensas que envia a criptomoeda do Brave, o BAT para usuários que assistem propagandas no navegador, retornando parte dos lucros. Com esses tokens, os usuários podem trocá-los entre si e recompensar criadores de conteúdo por meio de doações.

Lançado oficialmente em 2019, o Brave tem crescido rapidamente desde então, tendo sido o primeiro navegador a ser adicionado na Epic Games Store em 2021. Em 2022, ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários. Além disso, o Brave conta com a "Brave Wallet", uma carteira virtual embutida no navegador que não requer nenhuma extensão para funcionar, o que o torna ainda mais conveniente para os usuários que operam com criptomoedas.

Vivaldi: customize tudo

Vivaldi foi lançado em 2016 e tem a proposta de ser um browser leve e rápido, focado na estética da interface. Foi desenvolvido pelo co-fundador e CEO do Opera, que discordou da decisão do time de abandonar diversas caractéristicas do projeto original durante a migração do Opera para o Chormium, em 2013.

Customização do Vivaldi. Fonte: Vivaldi/Divulgação
Customização do navegador. Fonte: Vivaldi/

Enquanto a maioria dos browser procuram satisfazer o "mainstream" - retirando opções de customização, o Vivaldi nada na direção contrária a correnteza: você pode customizar tudo, decidir onde as abas abrem, adicionar atalhos e customizar por completo o visual do navegador. Em 2022, o navegador foi também lançado para Android e IOS.

Se você procura um navegador para customizar e deixar exatamente "do seu jeito", dê uma chance para o Vivaldi.

Opera Gx: navegador gamer

O Opera GX é um navegador leve e simples, criado para ser uma versão "gamer" do Opera, mas que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Ele apresenta diversos recursos de "Limitação de performance" do navegador que podem ser úteis para quem possui um computador antigo e lento.

Limitador de memória RAM do Opera GX. Fonte: Oficina da Net
Limitador de memória RAM do Opera GX. Fonte: Oficina da Net

Diferente do Opera convencional, o Opera GX possui um serviço de navegação privada (VPN) embutida no navegador, que criptografa o tráfego na internet e esconde, pelo menos em parte, a sua identidade online.

Talvez o maior ponto positivo do Opera GX é a barra lateral, que oferece rápido acesso às redes sociais mais populares, como Whatsapp, Telegram e Twitter, o que é uma característica importante da sua identidade. Apesar de não ser muito customizável, o Opera GX apresenta uma interface simples e atraente. Portanto, mesmo que você não seja um jogador, vale a pena dar uma chance a este navegador extremamente leve e eficiente.