O NFC Forum, principal órgão de padronização da tecnologia Near Field Communication (NFC), apresentou seu Plano de Tecnologia, detalhando os principais esforços de pesquisa até 2028. Este plano abrangente inclui cinco iniciativas-chave que visam impulsionar o desenvolvimento de produtos, mercado e oportunidades comerciais nos próximos dois a cinco anos.

Uma das prioridades de inovação do NFC Forum é o aumento do alcance das conexões NFC. Atualmente, o alcance é limitado a 5mm, mas há estudos em andamento para ampliar esse alcance de quatro a seis vezes a distância operacional atual. Mesmo um pequeno aumento no alcance tornaria as transações e ações sem contato mais rápidas e fáceis, além de melhorar a usabilidade ao diminuir a precisão necessária para o alinhamento da antena.

O plano de tecnologia NFC foi desenvolvido em colaboração com representantes de empresas líderes no setor, incluindo Apple, Google, Huawei, Identiv, Infineon, NXP, Qualcomm, Sony e STMicroelectronics, além da comunidade de 400 empresas do Fórum.

Embora o cronograma para esta iniciativa seja de dois a cinco anos, os itens de trabalho individuais estão em diferentes estágios de desenvolvimento, desde pesquisa até especificações de mercado e rascunho.

Maior consumo energético?

O Plano de Tecnologia do NFC Forum não menciona especificamente se o aumento do alcance das conexões NFC levará ao consumo de mais energia. No entanto, é possível que, ao aumentar o alcance, haja uma necessidade de maior energia para garantir que a comunicação sem contato seja eficiente e funcione adequadamente.

Por outro lado, a iniciativa também busca aumentar a potência do carregamento sem fio NFC. Atualmente, a especificação de carregamento sem fio NFC oferece até 1 watt de potência, e os planos são de aumentar essa capacidade para até 3 watts. Essa mudança possibilitará carregar e fornecer energia sem fio para dispositivos de formas e tamanhos menores, o que pode compensar um possível aumento no consumo de energia ao expandir o alcance do NFC.

Não confunda carregamento sem fios com carregamento sem fio NFC, são tecnologias diferentes. Hoje a capacidade média dos smartphones de carregar sem fios é de 15W.

Como o NFC funciona?

O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que permite a troca de informações entre dispositivos compatíveis. Ele funciona por meio de ondas de rádio de alta frequência para estabelecer uma conexão rápida e fácil.

NFC; Foto de Jonas Leupe na Unsplash
NFC; Foto de Jonas Leupe na Unsplash

Imagine o NFC como uma "ponte" invisível entre dois dispositivos eletrônicos, como um smartphone e uma máquina de cartão de crédito. Quando você aproxima seu smartphone de uma máquina de cartão compatível com NFC, uma conexão é estabelecida e as informações, como detalhes do pagamento, são transmitidas de um dispositivo para outro.