NFC é uma tecnologia popular que está disponível há mais de alguns anos. Em suma, ele é usado em todos os lugares, desde alto-falantes portáteis até sistemas de pagamento. E para todos os tipos de coisas: desde a transferência de contatos ou arquivos até a combinação do seu smartphone com o seu carro.

Em geral, as possibilidades são muitas, e aqui no Brasil, muito se usa o NFC para realizar pagamentos por aproximação. Entretanto, embora seja um sistema simples, ainda assim muitas pessoas têm dúvidas sobre ele, e como ativar o mesmo em aparelhos da Apple.

E se você também tem essa dúvida, não se preocupe, abaixo vamos detalhar o passo a passo pra você.

Meu iPhone tem NFC? Quais iPhones são habilitados para NFC?

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Todos os iPhones lançados nos últimos anos possuem NFC. Na verdade, todo iPhone desde o iPhone 6, que saiu em 2014, tem um chip NFC embutido. Se você precisa de detalhes apenas para ter certeza, aqui está toda a lista de iPhones que são habilitados para NFC:

  • iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max;
  • iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone SE (2ª Geração);
  • iPhone XS e iPhone XS Max;
  • iPhone XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8, iPhone 8 Plus;
  • iPhone 7, iPhone 7 Plus;
  • iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE.

Como ativar o NFC no iPhone?

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Canva

Em suma, não é preciso fazer nada para ativar o NFC no iPhone X ou em qualquer modelo posterior. Já se você tiver um iPhone 7 Plus, 8 ou SE, é preciso ativar o leitor em cada uso.

Abaixo, siga o passo a passo:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Em seguida, acesse Central de Controle;
  3. Logo após, ative a opção Leitor de etiqueta NFC;
  4. Depois, deslize a tela para baixo e abra a Central de Controle;
  5. Feito isso, toque no ícone do leitor de NFC;
  6. Por fim, aproxime o aparelho de outro dispositivo.

Para que serve o NFC no iPhone?

Abaixo, confira alguns exemplos de como você pode usar o NFC com o iPhone:

1. Pagamentos por aproximação com o Apple Pay

Como mencionado acima, o pagamento por aproximação é uma das principais funções do NFC nos celulares. Para isso, basta ter um cartão cadastrado, e aproximar o seu aparelho nas máquinas de cartão, para finalizar a transação.

No iPhone, o cadastro do cartão ocorre por meio do Apple Pay. Para isso, abra a sua carteira no seu smartphone, e escaneie o seu cartão. Feito. isso, basta usar o Face ID para permitir o pagamento no crédito ou débito.

2. Etiquetas de NFC

Há algumas tags ou etiquetas simples que podem ser ativadas pelo NFC. A função é muito versátil, e abre as opções para acessar um link na internet, ou para combinar com o app Atalhos para criar rotinas automáticas no seu iPhone.

Ademais, o NFC também é usado nesse sentido, para os clipes de Apps, recurso que possibilita acessar uma função específica de um app sem precisar baixar o mesmo. É possível ativar os clipes de diferentes meios, incluindo uma etiqueta por aproximação.

3. Chave do carro ou de casa

Por fim, o seu iPhone pode ligar o seu carro, ou ainda, abrir a porta da sua casa, desde que o modelo seja compatível com isso. No caso de um carro, você pode usar o app Carteira para configurar e adicionar a chave. Assim, é possível sair de carro, sem precisar levar a chave do carro consigo.

Paralelo a isso, os modelos de fechaduras inteligentes compatíveis com o HomeKit também possibilitam cadastrar a chave de casa na Carteira. Assim, o usuário pode aproximar o seu celular e usar a tecnologia NFC para isso. Na configuração, o app Casa ainda oferta a opção de destrancar apenas com o Face ID.

E se o NFC não funcionar no meu iPhone?

Antes de mais nada, é importante ver se o seu cartão é compatível com o Apple Pay, e se a ferramenta está ativada. Depois disso, tente autorizar a transação com o Face ID, ou senha. No caso das chaves, veja se estão salvas na Carteira, ou vinculadas ao app Casa. Se os problemas persistirem, reinicie o seu aparelho.