A tecnologia Near-Field Communication (NFC) está presente em vários smartphones, principalmente nos modelos topo de linha. Esse tipo de conexão permite que o usuário execute de forma automática funções através do celular, como efetuar a ativação de um comando ou ler uma informação contida em um cartão ou tag.

Indo mais além, o NFC também está presente em algumas máquinas de cartão, proporcionando ao cliente a possíbilidade de efetuar o pagamento da compra apenas aproximando o cartão ou o smartphone. O recurso Contactless (pagamento por aproximação) está presente na maioria dos cartões, seja de débito ou crédito. Bancos como a Nubank, Inter ou Itaú já oferecem essa tecnologia.

Como saber se meu celular é tem NFC?

A maioria dos aparelhos apresenta a função do NFC logo na barra de notificações, mesma área para ativar ou desativar o Wi-Fi. Caso não apareça, vá até às configurações do smartphone e procure por 'CONEXÃO E COMPARTILHAMENTO' e identifique se há compatibilidade.

Por ser um componente do hardware, não é possível instalar algum aplicativo que faça com que o dispositivo se torne compatível com compartilhamento de informações por aproximação.

É compatível, e agora?

Em lojas virtuais é possível encontrar tags ou cartões programáveis, com isso inserindo comandos ou informações para serem lidas no momento em que houver a aproximação entre os dois dispositivos. Veja abaixo um exemplo de tag.

Programe comandos

Na Play Store é possível encontrar diversos aplicativos que disponibilizam a função de leitura e criação de comandos em tags NFC ou chips que possuam compatibilidade com RFID (Radio Frequency Identification).

  • Ativar ou desativar conexões (Wi-Fi, Bluetooth, etc.);
  • Aumentar ou diminuir o brilho da tela;
  • Ativar ou desativar o modo silencioso;
  • Enviar uma mensagem ou efetuar uma chamada;
  • Controlar outros dispositivos inteligentes vinculados a mesma rede de wireless;
  • Dentre outros!

Neste tutorial utilizaremos o aplicativo NFC Tools para exemplificar a criação dos comandos. Caso queira, também é possível utilizar um de sua preferência.

1. Logo após ter feito a instalação do aplicativo, abra-o e forneça permissão de acesso ao hardware (NFC);

2. Em seguida ative o NFC do smartphone e no aplicativo selecione qual opção deseja realizar: escrever, criar tarefas ou gerenciar os dados da tag

3. Selecione qual conteúdo deseja adicionar e posteriormente aproxime a tag da parte traseira do celular, local em que fica o sensor NFC do aparelho. Aguarde até que a informação seja inserida.

4. Por fim, tocando sobre a aba 'OUTROS' é possível realizar algumas configurações na tag ou cartão, como apagar os dados, copiar às informações ou definir uma senha, por exemplo.