Uma das funcionalidades mais uteis no Google Maps, principalmente em um cenário como o que estamos passando (quarentena devido a pandemia), é saber o quão cheio está um estabelecimento. Pensando nisto, para facilitar a usabilidade desta função a Google irá implementar a capacidade de ver diretamente no mapa o status do nível de pessoas em determinado lugar.

Há um bom tempo o Google Maps oferece a possibilidade de saber aproximadamente quantas pessoas estão em um estabelecimento e até comparar com a média de pessoas que geralmente tem no local analisado. Entretanto, esta funcionalidade não é tão fácil de ser acessada, pois é necessário selecionar o local para ver todas as especificações do mesmo em uma nova tela. Durante o evento "Search On", a Google anunciou que os indicadores de lotação dos estabelecimentos poderão ser vistos diretamente pelo mapa.

Como você pode conferir na imagem de demonstração logo abaixo, o Google Maps mostrará indicadores como "Mais ocupado que o normal" junto com a indicação dos locais no mapa. Com esta nova funcionalidade será possível realizar pesquisas mais rapidamente, sem que o usuário perca tempo acessando as informações de cada local nas telas de descrições completas. Além disto, o usuário poderá ver com mais facilidade o quão cheia está uma área, conseguindo visualizar regiões que são muito visitadas pela população de uma cidade.

Nova funcionalidade do Google Maps de indicar o status do quão ocupado esta um local no mapa. Fonte: Google
Nova funcionalidade do Google Maps de indicar o status do quão ocupado esta um local no mapa. Fonte: Google

Tanto o Google Maps para Android quanto para iOS serão capazes de dizer no mapa se um local está muito ocupado ou não. Infelizmente a Google não revelou nenhum período ou data para a estreia da nova funcionalidade. Fique atento para mais novidades!

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!