O Iti, carteira digital do banco Itaú, acaba de ganhar seu próprio cartão físico. De acordo com a empresa, os usuários já podem solicitar no app um Visa Platinum com tecnologia NFC, que permite realizar pagamentos contactless.

O cartão traz inscrições em braille para auxiliar deficientes visuais, além de incorporar uma reentrância que facilita a identificação do lado certo para inseri-lo nas máquinas. O Itaú informa que os usuários também ganham a opção de gerar um cartão pré-pago virtual, que por segurança, será autenticado via código enviado por SMS.

Assim que o acesso for liberado, o app exibirá os dados necessários para inserir durante compras na internet, podendo ser usado até mesmo no iFood, Uber e Netflix, por exemplo, funcionando como um cartão de crédito pré-pago.

A novidade tem como objetivo ser uma ótima alternativa para aqueles usuários que não possuem cartão de crédito ou para os que têm um limite baixo. Segundo o Itaú, além de não existir taxas de anuidade, não é preciso pagar qualquer valor para solicitar ou usar o cartão físico, que por sinal, é compatível com carteiras digitais como PicPay.

Quando falamos em design, o cartão do Iti não possui números impressos, dado que toda a numeração pode ser consultada apenas no app, uma medida para garantir maior segurança.

Limitações

O novo cartão do Iti traz algumas limitações. Por exemplo, ainda não é possível realizar compras parceladas, tampouco gastar mais do que o saldo disponível na carteira virtual.

Além disso, ele ainda não é compatível com serviços de pagamentos, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay. Por fim, também não é possível sacar dinheiro físico utilizando o cartão, mas no app existe uma opção de saque digital em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.