O Brasil está em processo de implantação da tecnologia 5G, que promete revolucionar a forma como nos comunicamos e nos conectamos à internet. O leilão das frequências para a tecnologia 5G aconteceu em julho de 2021, e as operadoras de telefonia móvel agora estão trabalhando para implementar a tecnologia em todo o país. Atualmente, todas as capitais já contam com a cobertura 5G.

A implantação do 5G no Brasil é um passo importante para a modernização da infraestrutura de telecomunicações do país, que já é a maior da América Latina. Com a nova tecnologia, a expectativa é de que haja um aumento significativo na velocidade da internet móvel, bem como uma expansão na conectividade de dispositivos inteligentes e outros objetos por meio da Internet das Coisas.

A implantação do 5G no Brasil também tem o potencial de impulsionar a economia do país, com a criação de novos negócios e serviços baseados na tecnologia. Além disso, a nova tecnologia pode trazer avanços em áreas como saúde, educação, transporte e segurança, tornando esses serviços mais eficientes e acessíveis.

No entanto, a implantação do 5G também pode enfrentar alguns desafios, como a necessidade de expansão da infraestrutura de rede para suportar a nova tecnologia e a adequação de dispositivos e equipamentos para o novo padrão de conectividade. A partir disso, confira a seguir, como descobrir se a sua cidade já tem cobertura 5G.

O que é o 5G?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O 5G é a quinta geração de tecnologia de redes móveis, que promete uma conexão mais rápida, confiável e com maior capacidade do que as gerações anteriores, como o 4G e o 3G. Essa nova geração de tecnologia sem fio está sendo desenvolvida para atender às crescentes demandas de dados e conectividade.

Além disso, a tecnologia deve permitir a expansão da Internet das Coisas (IoT), que é a conexão de dispositivos inteligentes e outros objetos à internet. A tecnologia 5G é capaz de oferecer velocidades de download e upload significativamente mais rápidas em comparação com o 4G. Sendo assim, o streaming de vídeo, a navegação na internet e o download de arquivos grandes serão muito mais rápidos e fluidos.

Paralelo a isso, a tecnologia 5G consegue suportar inúmeros dispositivos conectados simultaneamente, o que permite a expansão da Internet das Coisas e a criação de novos produtos e serviços. A tecnologia 5G utiliza frequências de rádio mais altas do que as redes 4G e 3G, o que permite uma capacidade maior e uma latência mais baixa.

No entanto, essa alta frequência também significa que a cobertura da rede é mais limitada, e a implementação da tecnologia 5G exigirá a instalação de mais antenas e infraestrutura de rede para oferecer uma cobertura mais ampla.

Como consultar a cobertura 5G na sua cidade?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Existem formas de consultar se a cobertura do 5G já está disponível na sua cidade. Abaixo, confira como fazer o procedimento por meio das principais operadoras de telefone celular da cidade:

Claro

Mapa de cobertura da Claro, em Porto Alegre
Mapa de cobertura da Claro, em Porto Alegre
  1. Acesse o Mapa de cobertura da Claro;
  2. Em seguida, escolha a opção 5G e digite o CEP ou cidade que deseja consultar (no exemplo da imagem acima, coloquei Porto Alegre);
  3. Logo após, o mapa vai carregar a cobertura, sendo que em verde, aparece os locais com cobertura, e em branco, locais sem cobertura.

TIM

Mapa
Mapa de cobertura da TIM, em Porto Alegre
  1. Acesse o Mapa de Cobertura da TIM;
  2. Em seguida, escolha a opção 5G e digite o CEP ou cidade que deseja consultar (no exemplo da imagem acima, coloquei Porto Alegre);
  3. Logo após, o mapa vai carregar a cobertura, sendo que em azul forte é cobertura total, azul claro é cobertura parcial, e em branco, não há cobertura.

Vivo

Mapa de cobertura da Vivo, em Porto Alegre
Mapa de cobertura da Vivo, em Porto Alegre
  1. Acesse a Área de Cobertura da Vivo;
  2. Em seguida, escolha a opção 5G e digite o CEP ou cidade que deseja consultar (no exemplo da imagem acima, coloquei Porto Alegre);
  3. Logo após, o mapa vai carregar a cobertura, sendo que em roxo escuro, aparecem as áreas com cobertura.

Demais operadoras

  1. Acesse o Mapa de cobertura da Nperf;
  2. Em seguida, escolha a Operadora e escolha um serviço de telefonia;
  3. Feito isso, dê um zoom no mapa, para ver a disponibilidade de cobertura 5G.