A TIM anunciou que ativou o 5G "puro" em todos os bairros de Curitiba, no Paraná. Isso significa que a partir desta terça-feira (16), clientes de toda cidade curitibana podem usufruir da cobertura do 5G Standalone (SA), bastando apenas ter um celular compatível com a tecnologia — veja a lista completa de celulares 5G no Brasil. Segundo a operadora, ela é a única que oferecerá essa tecnologia na capital do Paraná, pelo menos por enquanto.

TIM ativa o 5G "puro" em Curitiba

A estrutura da TIM na cidade já conta com 210 antenas ativas no momento, e ainda vai continuar em desenvolvimento, podendo chegar a 240 antenas até o fim do ano. Com toda essa infraestrutura, a operadora vai além do que foi estabelecido obrigatoriamente pela pela Anatel, com um número de sites pelo menos 10 vezes maior.

Curitiba foi escolhida para ser a capital brasileira no desenvolvimento do projeto ‘Cidade 5G’, em que trabalhamos o conceito de smart city a partir da implementação da nova rede. O 5G é um diferencial importante em iniciativas de segurança e mobilidade, por exemplo, e já estamos realizando diversos testes para trazer novas soluções para a capital do Paraná."


Alberto Griselli

CEO da TIM Brasil

Com a novidade, Curitiba é a sexta capital a receber o 5G puro no Brasil, se juntando então a Brasília (DF), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) que recebeu a tecnologia na semana passada. Florianópolis (SC), Palmas(TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) devem receber o 5G ainda este mês.

A Anatel confirmou recentemente que todas as capitais brasileiras devem ter o 5G "puro" funcionando até 27 de novembro.