A Rússia tem planos para criar sua própria loja de aplicativos. Essa decisão veio após o anúncio do Google dizendo que não irá permitir mais a compra de aplicativos na Play Store (loja de apps do Android) em território russo. Além disso, a gigante das buscas também chegou a falar que não iria mais oferecer nenhum de seus serviços presentes em seu sistema operacional Android.

De acordo com o site Reuters, desenvolvedores russos estão trabalhando na criação de uma alternativa à Google Play Store, loja de aplicativos do Google desenvolvida para o sistema operacional mobile Android. Chamada de NashStore ("Nossa Loja" em português), a plataforma de download de apps russa tem previsão para ser lançada no dia 9 de maio, feriado nacional Russo, onde é comemorado a vitória na Segunda Guerra Mundial.

Desenvolvimento da loja de apps mobile para substituir a Play Store

De acordo com Vladimir Zykov, diretor de projetos da Digital Platforms, a NashStore aconteceu como resultado da perda de renda dos desenvolvedores russos devido à ausência da Play Store. O lançamento da loja russa de aplicativos para celular no Dia da Vitória pode ser uma tentativa do governo de dar um "impulso nacionalista" como forma de controlar a informação. Um exemplo de controle de notícias é o bloqueio do Google News pelo governo russo.

Segundo a Reuters, o feriado do dia 9 de maio é historicamente importante na Rússia. Durante o Dia da Vitória são feitos grandes desfiles militares.

Possível insegurança na loja de aplicativos russa

Se o governo controlar a loja de apps NashStore, pode haver a chance de diversos aplicativos conterem spyware. Desta forma, o Kremlin pode vigiar seus cidadãos analisando seus dados.