O Google talvez impeça a venda de celulares Android na Rússia. A informação veio através do site Gizchina, logo depois do governo russo declarar o bloqueio do Google News, plataforma de notícias da gigante das buscas. O analista do Mobile Research Group, Eldar Murtazin, postou em seu canal no Telegram uma mensagem que dizia que o Google parou de licenciar o sistema operacional Android para fabricantes de smartphones da Rússia. Com isso, poderá haver um bloqueio da venda de telefones Android no país.

Atualmente há diversos fabricantes russos produzindo dispositivos mobile. Entretanto, a participação deles no mercado é pequena, seus produtos não são tão procurados. É importante lembrar que o Android é uma plataforma gratuita e de código aberto. A única coisa que o Google pode fazer é bloquear aparelhos russos dos serviços da empresa, assim como foi feito com a Huawei.

Fabricantes russos de celulares Android são impedidos de lançar novos produtos

Desde o dia 23 de março, segundo Eldar, o Google começou a fechar projetos da empresa na Rússia. Com isso, os fabricantes russos de celulares praticamente foram impedidos de desenvolver uma versão GSM do Android para o mercado russo. De acordo com o analista, é uma questão de tempo para que o Google proíba a venda de todos os celulares Android no mercado russo.

Google pode proibir o fornecimento de smartphones para a Rússia

Hoje poderá haver algum esclarecimento sobre as restrições do Google para com a Rússia. Agora o Departamento de Comércio dos EUA irá declarar quais serão as restrições de exportação para o mercado russo e dizer o que as desenvolvedoras de celulares deverão fazer. Se houver uma proibição de venda de dispositivos Android, é provável que haja o crescimento do mercado negro e a ativação de aparelhos fora da Rússia.

Estados Unidos quer que a China faça parte do bloqueio tecnológico da Rússia

De acordo com o Gizchina, a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, disse que o governo norte-americano pretende fazer com que empresas chinesas sejam atingidas pelo corte de fornecimento de semicondutores que a Rússia está sofrendo.