O Google decidiu que usuários da Play Store na Rússia não poderão mais comprar aplicativos, jogos e assinaturas. A decisão foi tomada ontem (9), onde a empresa diz que fará uma "interrupção do sistema de pagamento" como motivo da "pausa" do faturamento do Google Play "nos próximos dias.

Embora não tenha mais como fazer compras e pagamentos em celulares Android na Rússia, ainda é possível baixar aplicativos gratuitos. Além disso, as compras feitas anteriormente na loja de apps do Google irão permanecer. A gigante de buscas diz:

"A situação está evoluindo rapidamente e recomendamos que você volte a esta página para obter as informações mais recentes."

O que irá acontecer agora?

Tanto as atualizações e publicações de aplicativos irão ocorrer normalmente. Além disso, as assinaturas que já foram pagas irão continuar até ocorrer a próxima cobrança. Como não há mais a possibilidade de utilizar o sistema de pagamento, a assinatura será cancelada quando o usuário for cobrado novamente. O Google sugere que se adie a renovação da assinatura em até um ano.

"O usuário manterá o acesso total ao conteúdo, mas não será cobrado durante o período de diferimento. A data de renovação da assinatura será atualizada para refletir a nova data."

Outra alternativa para não ficar sem acesso, é tornar os aplicativos gratuitos ou remover a assinatura paga "durante essa pausa" no sistema de pagamento. Porém, isso é indicado somente em caso de urgência para a utilização de aplicativos críticos, que são utilizados diariamente.

O que achou da decisão do Google sobre o bloqueio de pagamentos na Play Store para os usuários russo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!