Há algum tempo atrás estava pesquisando sobre qual caixa de som Bluetooth eu poderia comprar sem gasto "muito" e duas coisas me levaram a escolher a Ultimate Ears Wonderboom. O primeiro ponto foi o fato de que a empresa responsável pelo desenvolvimento das "caixinhas" era a Ultimate Ears (UE), empresa a qual já tive o prazer de escutar alguns modelos de fones de ouvido que me surpreenderam na época (Ultimate Ears Superfi 5EB e Ultimate Ears Triplefi 10). O segundo fator que me levou a escolhê-la foi que havia muitos elogios para as caixas Bluetooth Ultimate Ears Megaboom 3 e Boom 3, dai pensei que escolher a versão "de entrada" seria um bom negócio.

Acabei adquirindo a primeira versão da UE Wonderboom (existe a segunda geração nomeada com um "2" a mais) que infelizmente não está mais disponível. Porém a segunda versão da Wonderboom se encontra a venda no mercado nacional por uma diferença não tão grande levando em consideração o que esta caixa de som Bluetooth pode entregar.

Estrutura

A UE Wonderbom possui um tamanho muito pequeno, chegando a ter uma altura abaixo da linha da base da tampa de uma caneta Bic. Somado a estrutura compacta, ainda tempos um corpo leve, o que facilita o transporte dentro de uma mochila ou até mesmo de uma bolsa.

Altura da caixa de som portátil Bluetooth Ultimate Ears Wonderboom. Fonte: Vitor Valeri
Altura da caixa de som portátil Bluetooth Ultimate Ears Wonderboom. Fonte: Vitor Valeri

Com relação a cor, eu pessoalmente achei bonita a Raspberry, que se parece muito com o vermelho da segunda geração da Wonderboom. Há também opções como preto, cinza, azul e pêssego para a caixa de som UE Wonderboom 2.

Estrutura com tecido trançado e corpo na base e no topo emborrachado. Fonte: Vitor Valeri
Estrutura com tecido trançado e corpo na base e no topo emborrachado. Fonte: Vitor Valeri

Outro ponto interessante é que a caixa de som é envolta por um tecido trançado resistente com a base e o topo emborrachados. Isto me passou uma sensação de robustez, resistência. Somado a isso, ainda tem o fato de que ela possui certificação IPX7, que atesta sua resistência a água e a poeira.

Comandos através de botões físicos ou por dispositivos móveis com Bluetooth

Para realizar os comandos na UE Wonderboom há duas formas: pelo smartphone, tablet e notebook ou através dos botões físicos da caixa Bluetooth. No topo há um botão dedicado ao pareamento de dispositivos através da conexão Bluetooth e outro botão para ligar e desligar, onde há também um LED que pisca na cor vermelha quando a bateria está fraca (infelizmente não há como saber a porcentagem da carga que a bateria está). Na frente há dois botões enormes de "+" e "-" para regular o volume da música.

Botões físicos para controlar a caixa de som Bluetooth UE Wonderboom. Fonte: Vitor Valeri
Botões físicos para controlar a caixa de som Bluetooth UE Wonderboom. Fonte: Vitor Valeri

O Som

O som da Wonderboom me impressionou pelo tamanho. Esta caixa de som Bluetooth toca muito pelo tamanho, além de possuir um excelente equilíbrio tonal, sem excessos nos graves, médios e agudos. O que percebi é que seu som possui uma excelente clareza, conseguindo mostrar detalhes com facilidade por não ter graves em excesso, que geralmente encobrem os médios e agudos, causando falta de definição.

Os graves possuem um peso bom e não senti falta deles nas músicas que exigiam um impacto e presença maior e nem excesso, mostrando que há um bom controle nesta faixa de frequência. Já os médios, se mostraram doces e preenchem muito bem o espectro, dando vida a música.

Cheguei a buscar imagens dos alto-falantes internos das UE Wonderboom e no manual mostra que há dois drivers dinâmicos posicionados de forma oposta para proporcionar o "som em 360°" na propaganda da Ultimate Ears. Ao observar o formato dos falantes, vi que eles não possuíam um tweeter anexado a estrutura, gerando assim uma falta de capacidade para atingir agudos mais extremos. Mas esta característica não afeta tanto o desempenho da Wonderboom nos agudos, a distorção geralmente ocorre quando os agudos são bem destacados na música como as Clássicas (Eruditas), onde há a presença de violinos, por exemplo.

Em grande parte das músicas, percebi que os agudos da pequena caixa de som Bluetooth da Ultimate Ears se mostraram competentes e não distorceram com facilidade. Ou seja, na grande maioria dos casos você não precisará se preocupar com falta de desempenho nesta região do espectro do som.

Ao analisar o palco sonoro, reparei que o desempenho ficou excelente ao deixar a Wonderboom no chão próximo a uma parede. O palco é impressionante pelo tamanho, gerando uma separação muito boa pelo tamanho dos falantes da caixa de som Bluetooth.

Conexão

A Ultimate Ears não cita em seu site qual a versão do Bluetooth da UE Wonderboom, mas alguns sites dizem ser 4.1. O codec de áudio Bluetooth utilizado pela caixa de som quando testei era o SBC, o que deixa a desejar, já que hoje existem codecs mais avançados como o aptX e o LDAC. Segundo o site da Ultimate Ears, a distância máxima suportada para não haver perda de sinal (considerando um ambiente sem barreiras) é de 33 metros.

Duração da bateria

Segundo o site da Ultimate Ears, a segunda geração da Wonderboom consegue reproduzir por 10h contínuas com a carga completa de sua bateria. Esta capacidade é o suficiente para quase um dia inteiro de festa ou música ambiente para trabalhar. Para recarregar a bateria demora cerca de 3 horas, que não é muito julgando pela seu tempo de reprodução máximo.

Conclusão

Esta é uma excelente caixa de som portátil Bluetooth. A Ultimate Ears Wonderboom consegue entregar muita qualidade pelo seu preço, podendo ser encontrada por cerca de R$400 em sua primeira versão e por aproximadamente R$600 na segunda geração (Wonderboom 2).

Comparando a Wonderboom com outras caixas como JBL e Anker, é possível notar que sua qualidade sonora não deixa a desejar, podendo ser por vezes melhor, além de ser mais leve e possuir uma duração maior ou igual as concorrentes.

Caso você deseje uma caixa de som Bluetooth somente para ouvir música enquanto trabalha em seu home office e ache caro o valor cobrado pela Ultimate Ears Wonderboom, há também a alternativa de utilizar fones de ouvido True Wireless (TWS). Confira aqui a lista dos melhores fones TWS do ano de 2020.