O convite chegou trazendo data e hora para o lançamento do Kirin 990 que será apresentado simultaneamente em Berlim e Pequim. O evento acontecerá dia 6 de setembro às 10h30m em Berlim (6h30m horário de Pequim), poucas horas antes do evento da Qualcomm, que se concentrará no 5G.

Que os jogos comecem! Ficou clara a rivalidade. A apresentação em Berlim tem o mote "Repensar a Evolução", mas a Huawei programou um evento separado a ser realizado em Pequim ao mesmo tempo, só que o mote é diferente "Reconstrução".

Espera-se que o Kirin 990 tenha um modem 5G integrado, se isso se confirmar, significa que não haverá necessidade de um chip externo como acontece com o Snapdragon 855+ da Qualcomm.

Contudo, mesmo que esse rumor não concretize, é óbvio que teremos o 5G como parte importante na apresentação da Huawei.

O Kirin 990 será apresentado simultaneamente em Berlim e Pequim no dia 6 de setembro

A apresentação do novo processador e a presença da tecnologia 5G já servirão como base para o próximo lançamento da marca que trará o novo processador e a nova tecnologia, o topo de linha da Huawei, o Mate 30, com data de chegada prevista para o dia 19 de setembro, com evento também na Alemanha, só que dessa vez em Munique.

A indicação é que a Huawei usará seu tempo na Europa para tentar influenciar a União Européia e as operadoras locais a incluí-la na distribuição do 5G.

O Kirin 990 é construído em um processo de 7nm e pode se tornar o primeiro chipset a usar os núcleos Cortex-A77 para um aumento de 20% no desempenho.

Informações não confirmadas afirmam que a nova GPU será 50% mais eficiente em termos de energia e que o Kirin 990 se tornará o primeiro processador da Huawei a permitir capturas de vídeo 4K com 60 quadros por segundo.