Quando você conecta um novo dispositivo a uma porta USB do seu computador, um fone de ouvido ou uma nova placa gráfica, o sistema operacional poderá solicitar uma "instalação de drivers", ou ainda poderá informar que "nenhum driver foi encontrado", e assim por diante. Mas afinal, o que são esses tal de drivers, e o que fazem no seu PC?

Um driver é um software especializado que permite ao sistema operacional, como o Windows, se comunicar com um componente de hardware específico (por exemplo, uma impressora ou placa gráfica), e para atender a esse componente. O driver permite que programas e aplicativos recebam dados do hardware e vice-versa.

Um driver é, portanto, um tipo de intermediário entre hardware ou software: Se você conectar um dispositivo sem instalar o driver apropriado, o computador não reconhecerá o dispositivo e, portanto, não poderá usá-lo. Existem drivers para dispositivos diferentes - os mais importantes incluem drivers para:

Como instalar um driver?

Por padrão, sistemas operacionais como o Windows fornecem muitos drivers genéricos que já estão incluídos - no caso do Windows, esses drivers também são chamados de drivers padrão do Windows. Os drivers padrão do Windows garantem que você possa conectar um dispositivo em muitos (mas não todos) casos, e não precisa se preocupar com a instalação do driver. Por exemplo, se você conectar uma nova impressora, o Windows detectará automaticamente o dispositivo e instalará o driver padrão mais apropriado. É o que se chama de Plug & Play: conecte-o e pronto, você não precisa fazer mais nada, e o dispositivo vai funcionar sozinho.

O ponto crítico: com esses drivers padrão, você geralmente não usa a funcionalidade completa do dispositivo em questão. Além de algumas exceções (exemplo: os drivers de placa de som da ASUS funcionam para muitos usuários de forma pior do que os drivers padrão do Windows), é sempre aconselhável usar os drivers do fabricante do dispositivo e mantê-los atualizados. Os drivers são geralmente fornecidos em um CD incluído com o dispositivo, mas como alternativa, você pode baixá-los no site do fabricante e instalá-los manualmente.

Driver padrão do Windows

A Microsoft pré-instala muitos drivers automaticamente em computadores com o sistema operacional Windows. Esses drivers são chamados de driver padrão do Windows. Para quase todo hardware existe um driver padrão. O Windows possui esses recursos para que um usuário possa usar um componente de hardware imediatamente, sem precisar instalar manualmente. Todos esses drivers são armazenados na pasta central do Windows:

c:/Windows/System32/drivers

drivers no windows

Muitos usuários não sabem que esses drivers padrão não usam todas as capacidades de um componente de hardware. Se você tiver uma placa gráfica que funcione com um driver padrão, o desempenho dessa placa será muito menor do que se você estiver usando os drivers projetados especificamente para esse componente. Portanto, você deve sempre usar os drivers que o fabricante do hardware desenvolveu.

Por que os drivers precisam de atualização?

Quando você compra um PC Windows, ele já vem com o sistema operacional instalado, incluindo os drivers para todos os dispositivos dele. E se você comprar um dispositivo novo, como uma impressora ou uma nova placa gráfica, ele vem com um disco contendo os drivers correspondentes. Depois de instalar o driver, o dispositivo funciona.

Mas os drivers deste dispositivo, como qualquer software, são complexos. Eles podem conter erros que comprometem a estabilidade do sistema, e muitas vezes, foram desenvolvidos com pressa. Mas o desenvolvimento de softwares leva tempo, por isso, o fabricante irá liberar atualizações posteriores, seja para fazer melhorias ou para corrigir falhas dos primeiros drivers. Portanto, para melhor desempenho e estabilidade, você deve manter seus drivers atualizados.

E a atualização de drivers é mais importante ainda em dispositivos como placas gráficas ou drivers de vídeo. Os drivers gráficos são os mais complexos de todos os drivers do Windows. Eles podem melhorar a velocidade de gráficos usando aceleração de hardware. Os drivers gráficos têm uma função central no sistema operacional, pois também são usados ​​pelos drivers da impressora ao renderizar imagens gráficas.

Portanto, eles afetam o desempenho e a estabilidade não apenas da exibição, mas também da impressão. Por eles serem tão complexos, são atualizados com freqüência. O uso de drivers de vídeo desatualizados pode ter um impacto significativo no desempenho do sistema operacional.

Como atualizar os drivers

As fabricantes de hardware lançam regularmente novas versões de drivers. Essas atualizações resolvem problemas que você pode ter encontrado, ou melhoram e controlam com mais eficiência seu hardware.

Existem muitos sites onde você pode baixar drivers, mas é preciso ter cuidado, pois existem sites que oferecem drivers que foram modificados por um hacker. Se você baixar e instalar esse driver, vai acabar instalando um vírus ou um software mal-intencionado em seu computador. Por isso, apenas baixe drivers do site oficial do fabricante, para nunca ter este tipo de problema.

Para maiores informações, confira nosso tutorial: Como atualizar os drivers do computador de forma simples e rápida.