Muitas vezes seu computador pode apresentar erros ou mau funcionamento, e a causa disso pode ser devido aos drivers da máquina estarem desatualizados. Mas quais são as funções dos drivers e porque se eles estiverem desatualizados podem causar problemas? Bem, os drivers são softwares geralmente desenvolvidos pelos fabricantes de hardware, e são responsáveis por realizar a comunicação das peças físicas com o sistema operacional do computador, fazendo com que os mesmos trabalhem em sintonia, porém quando os mesmos estão desatualizados podem ocorrer falhas nessa comunicação, ocasionando perda de desempenho, erros e até na perda de capacidade na execução de algumas tarefas.

Sempre que algum problema acontece do nada em seu computador, mesmo que não seja relacionado aos drivers, é interessante procurar por atualizações dos mesmos, o mais aconselhado é procurar o site dos fabricantes dos componentes do seu computador e baixar e instalar a versão mais recente.

Porém se você é um usuário que não tem muita familiaridade com esta busca e se sente inseguro em realizar um procedimento assim, existem diversos aplicativos que realizam a atualização dos drivers automaticamente. E hoje vou ensinar como se atualizar os drivers usando o Drive Booster da IObit.

Você encontra o programa para download neste link.

Depois de realizar o download faça a instalação. É aconselhado selecionar a opção instalação personalizada e prestar bastante atenção para não instalar programas de terceiros. Se lhe for oferecido a instalação de outro programa recuse.

Assim que pronta a instalação, abra o programa e selecione a opção Verificar, será necessário estar conectado a internet para conseguir realizar o download dos drivers atualizados. 

.

Quando programa terminar de verificar, uma lista com os drivers desatualizados irá aparecer, basta você escolher quais deseja atualizar ou clicar em atualizar agora, e atualizar todos. Atualizar tudo é o mais recomendado. 

.

Concorde com a atualização dos drivers e aguarde que eles sejam baixados e instalados, depois disso provavelmente será necessário reiniciar seu computador. 

.

Dai pronto seus drivers foram atualizados. O programa também oferece uma versão paga, que realiza o download em velocidade mais rápida e também atualiza componentes para games, como Directx e Flash Player. Porém sua versão gratuita funciona perfeitamente também.

Como havia mencionado acima, o mais indicado é baixar direto do site do fabricante, pois os drivers originais garantem mais eficiência, porém é muito mais trabalhoso. Os drivers que o programa baixa são genéricos, eles irão funcionar da mesma forma porém apenas não são distribuídos pela fabricante do componente. Particularmente nunca tive nenhum problema com drivers genéricos, mas existem pessoas que preferem evitar por acharem inseguros. Porém a IObit mantém uma reputação bastante confiável quanto a seus softwares, que servem para ajudar o usuário que não possui tanto domínio para realizar tais procedimentos.