Quais as diferenças entre o Google Chromecast 3 e o Amazon Fire TV Stick?

O Google Chromecast e o Fire TV Stick competem diretamente pelo mesmo tipo de público, mas qual é melhor? Qual deles se adapta às suas necessidades? Nós comparamos ambos para ajudá-lo a decidir.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

O Google e a Amazon competem diretamente em vários setores, começando pela nuvem e pelos servidores da Web, assim como a publicidade on-line e com o setor de streaming de vídeo, ou melhor, na área de dispositivos de streaming. Aqui comparamos as diferenças entre o Chromecast e o Amazon Fire TV Stick, os dois dispositivos de referência no momento.

Certamente se você não tiver uma Smart TV, você pode ter pesquisado sobre o Chromecast, se ele vale a pena. Mas o Amazon Fire é uma opção muito viável para quem não tem uma TV que acesse à internet. Neste artigo, vamos tentar comparar o Chromecast ao Amazon Fire, embora isso não seja fácil.

Quais as diferenças entre o Google Chromecast 3 e o Amazon Fire TV Stick?

Dependendo do que você está interessado, aqui você pode esclarecer suas dúvidas, pois vamos destacar os pontos fortes e fracos de ambos os gadgets. Desta forma, você terá todas as informações necessárias para optar pelo que melhor lhe convier.

O que é o Chromecast

O Google Chromecast é uma maneira simples de assistir a conteúdo de vídeo diretamente na sua TV. 

Simplificando: o Chromecast é um dos melhores dispositivos de streaming. Ele se conecta à sua TV e concede acesso fácil a vários serviços de streaming, desde Netflix e YouTube até Hulu e Google Play. Você pode até mesmo enviar conteúdo do seu navegador Google Chrome para a tela. 

O que é o Amazon Fire TV Stick

 

O Fire TV Stick transforma sua TV em uma SmarTV, e te conecta a um universo de entretenimento de séries, filmes e jogos. O Fire TV Stick é um jeito fácil de acessar o Prime VideoNetflixSpotifyYoutube e mais de 4 mil apps com os navegadores Firefox e Silk.

Amazon Fire TV Stick: vantagens e desvantagens

O dispositivo para streaming de vídeo da Amazon custa R$ 289 no site da Amazon, enquanto o dispositivo do Google custa cerca de R$ 280. Dentre as vantagens do dispositivo da Amazon está a presença de alguns aplicativos que não estão no Chromecast, como o Movistar +. Se você usa o dispositivo do Google, não poderá reproduzir conteúdo dessa plataforma na sua TV ou monitor.

É um ponto muito favorável se você for um cliente desta empresa, também se você usar o Plex, que está no catálogo de aplicativos do Fire TV Stick. 

Além disso, o preço de venda inclui um controle para controlar a interface na TV. Como a empresa fez pouco esforço para avançar nessa direção, ainda é muito menos intuitiva do que, por exemplo, a Netflix. A qualidade de reprodução é Full HD 1080p, por isso, neste quesito você não pode dizer que o Fire TV Stick é melhor do que o Chromecast, que é capaz de rodar 4k.

Uma diferença marcante na usabilidade é que no Amazon Fire TV Stick você terá que digitar o conteúdo da busca, como o nome de um vídeo ou artista, pelo controle remoto (o que nem sempre é fácil).

Chromecast: Vantagens e desvantagens

Ao contrário do Amazon Fire TV Stick, o Google Chromecast está no mercado há algum tempo. Já está em sua terceira geração, embora o salto em relação ao segundo não tenha sido muito grande.

A resolução superior em relação ao dispositivo da Amazon, pois o Google Chromecast oferece a resolução 4K. É verdade que o dispositivo Amazon tem acesso ao Plex e Movistar, mas o Google tem todos os elementos essenciais, exceto o Amazon Prime Video e o VLC.

A partir do VLC Media Player para iOS e Android, você pode enviar qualquer vídeo do seu armazenamento móvel para sua TV.

Com o Google Chromecast você controla a reprodução diretamente do seu smartphone, sem ter que se levantar do sofá e sem ter que utilizar nenhum controle remoto. Isso se torna uma vantagem também para digitar um nome de um artista ou música (ou filme) com o teclado qwerty do seu smartphone.

Enquanto o Chromecast é um retransmissor de conteúdo, o Fire TV Stick é um dispositivo que reproduz conteúdo a partir dele mesmo. Essa é a diferença fundamental entre os dois dispositivos. Enquanto o produto do Google aposta em simplicidade, o da Amazon é mais completo. 

O dispositivo da Google recebe dados de smartphones, tablets ou computadores, e apenas transmite as telas. Já o Fire TV Stick roda os aplicativos de forma completa, e não depende de nenhum outro dispositivo para funcionar. Ou seja, o dispositivo da Amazon faz a sua TV estar bem mais próxima de uma Smart TV do que o dispositivo da Google.

Em resumo, apontamos aqui as principais diferenças entre o Google Chromecast 3 e o Amazon Fire TV Stick. A decisão sobre qual deles é melhor, cabe à você e as suas necessidades. O dispositivo da Amazon parece ser mais robusto em funcionalidades, enquanto o dispositivo do Google parece ser mais fácil de usar.

E você, usa algum deles (ou ambos)? Qual deles é o seu favorito? Deixe um comentário com sua opinião e impressão, queremos saber o que você pensa!

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal