Na quinta-feira, a Amazon acrescentou outra alternativa para os clientes dos Estados Unidos: "entre em um revendedor próximo e pegue sua encomenda no balcão da Amazon".

A nova opção, chamada Counter, será lançada com a rede de farmácias Rite Aid Corp oferecendo o serviço em 100 lojas, com expansão para mais 1.500 lojas até o final do ano.

A Amazon também está procurando que outros varejistas, incluindo pequenas empresas, participem do programa à medida que ele se expande.

A nova opção se baseia em esforços anteriores da Amazon para inserir espaços de coleta dentro de outras lojas de varejo, onde os clientes poderiam pegar suas encomendas.

Armário de encomendas da Amazon, espalhados em várias lojas parcerias
Armário de encomendas da Amazon, espalhados em várias lojas parcerias

Patrick Supanc, diretor mundial do Amazon Hub, disse que a ideia do espaço de coleta Amazon se espalhou para milhares de lojas, mas alguns varejistas não têm espaço físico para isso.

 

"No geral, queremos dar a cada cliente da Amazon a opção de um local de entrega alternativo", disse Supanc. "Isso vai se tornar uma rede extensa."

A Amazon disse que o serviço não custará mais e funcionará com as opções de envio existentes, como o serviço no mesmo dia.

Quando a encomenda chega a uma loja, o cliente recebe uma notificação por email. Uma vez na loja, o cliente mostra a um empregado um código de barras, e o empregado o examina, encontra a encomenda e o entrega.

O serviço foi originalmente lançado no Reino Unido e na Itália com os varejistas NEXT, Giunti Al Punto Librerie, Fermopoint e SisalPay. O Supanc da Amazon não quis comentar sobre os detalhes financeiros dos acordos ou se a Amazon está pagando aos varejistas para participar.

Supanc disse que os primeiros dados do lançamento europeu mostraram "evidências muito claras" de que o aumento do tráfego de pedestres dos clientes da Amazon que entram em lojas parceiras aumenta as vendas lá.

"Eles estão sendo apresentados aos clientes da Amazon e os clientes da Amazon estão conhecendo essa loja. Esse passo adicional em suas lojas se traduz em vendas adicionais para esses parceiros ", disse ele.

Em um comunicado, Jocelyn Konrad, presidente-executivo de operações de farmácia e varejo da Rite Aid, disse que o programa, junto com os espaços de coleta da Amazon nas lojas Rite Aid, "cria uma experiência mais forte na loja para clientes existentes e novos clientes pegar suas encomendas."