Espionagem? Veja quais aplicativos estão usando sua webcam

A luz da sua webcam está acesa, mas quais aplicativos estão assistindo você? O Windows 10 agora tem uma maneira fácil e integrada de descobrir. E se você tem uma versão anterior do Windows, também tem como descobrir.

Por Tecnologia Pular para comentários
Espionagem? Veja quais aplicativos estão usando sua webcam

Se você já experimentou o desconforto de ver a luz da sua webcam acesa quando não a está usando, você pode ser uma das inúmeras pessoas que cobrem a pequena câmera com um pedaço de um adesivo. Alguns programas maliciosos que sequestram sua webcam podem desativar o LED, fazendo com que você não saiba quando a webcam do notebook está sendo usada indevidamente.

Primeiramente, se você ver que a luz da sua webcam está acesa e não sabe por quê, cubra-a. Agora que já está coberto, vamos dar uma olhada em como descobrir qual aplicativo está controlando sua webcam e como recuperar sua privacidade.

Para a versão 1903 do Windows 10

Esse recurso é novo na atualização de maio de 2019 do Windows 10. Em versões mais antigas do Windows, o processo é mais complicado, mas é possível, e você pode conferir na segunda parte deste tutorial. Mas se você tem a última atualização do sistema operacional da Microsoft, saiba que o processo será bem mais simples.

1. Acesse Configurações > Privacidade > Câmera.

2. Role para baixo até a lista de aplicativos aqui - você verá duas listas: uma para aplicativos da Microsoft Store e outra para aplicativos tradicionais da área de trabalho.

3. Observe cada lista de aplicativos. Se um aplicativo estiver acessando sua webcam no momento, você verá o texto em vermelho "Atualmente em uso" sob o nome do aplicativo.

4. Para descobrir quais aplicativos acessam sua webcam, procure qualquer texto cinza em um aplicativo que diz "Último acesso" em data e hora específicas. Este é o momento em que o aplicativo acessou pela última vez sua webcam.

5. Se um aplicativo não tiver nenhum texto como este, ele nunca acessou sua webcam ou, pelo menos, não desde que você instalou a Atualização de maio de 2019.

6. Se você não encontrar nenhuma informação como esta aqui, provavelmente ainda não instalou a Atualização de maio de 2019 no seu PC (siga a segunda parte do tutorial neste caso).

Cuidado: Como a Microsoft explica, nem todo aplicativo aparecerá na lista. Ao contrário dos aplicativos da Loja, os aplicativos de desktop tradicionais podem optar por acessar sua webcam em um nível mais baixo, e podem não aparecer nesta lista, mesmo que estejam acessando sua webcam. Por exemplo, ferramentas de acesso remoto (RATs) e malwares podem acessar sua webcam dessa maneira. No entanto, mesmo que tal aplicativo esteja acessando sua webcam, a luz da webcam ainda deve acender normalmente.

A tela Configurações > Privacidade > Câmera também oferece opções para desativar o acesso à sua webcam. No entanto, vale a pena cobrir sua webcam com um pedaço de fita preta, para evitar maiores transtornos.

Para versões anteriores do Windows: Process Explorer

Se você está com uma versão mais antiga do Windows, a Microsoft dispõe de uma ferramenta que é mais ou menos como um gerenciador de tarefas, trabalhando em um nível mais profundo. Esta ferramenta permite que você pesquise pelo dispositivo, para ver qual processo está sendo usado. A Microsoft explica:

O Process Explorer mostra informações sobre quais identificadores e processos de DLLs foram abertos ou carregados.

Como baixar o Process Explorer.

  1. Acesse o Microsoft Process Explorer.
  2. Clique em Download Process Explorer.
  3. Clique em Salvar.
  4. Após o download, clique no Process Explorer e abra a pasta com o WinRar, ou outro extrator de arquivos da sua preferência.
  5. Clique com o botão direito do mouse no aplicativo. (Use o sufixo x64 se você estiver usando uma versão de 64 bits do Windows.)

  6. Clique em Executar.
  7. Clique em Agree.

  8. Clique no botão Minimizar no canto superior direito da janela.

Como encontrar o nome da sua webcam

Agora que você tem o Process Explorer aberto e em execução, você precisa encontrar o nome da sua webcam para poder verificá-la. Veja como fazer isso usando o Gerenciador de dispositivos.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar.
  2. Clique em Gerenciador de dispositivos.

  3. Clique com o botão direito do mouse sobre Câmera, escolha a opção Propriedades.
  4. Clique na guia Detalhes, na parte superior da janela.

    Clique na seta suspensa e depois escolha a opção Nome do Objeto do Dispositivo Físico. (Você pode ter que rolar um pouco para encontrá-lo.)
  5. Clique com o botão direito do mouse no nome no campo Valor e clique em Copiar.

Como ver qual aplicativo está usando sua webcam

O Process Explorer deve estar em execução e minimizado, e você deve ter o nome do dispositivo da sua webcam copiado na área de transferência. Veja como reunir tudo e ver qual aplicativo está usando sua webcam.

  1. Abra o Process Explorer na sua barra de tarefas, clique no símbolo de binóculo (na parte superior da janela) chamada Find Handle or DLL (você pode alternativamente pressionar Ctrl + F no teclado).
  2. Clique com o botão direito no campo Handle ou substring DLL e clique em Colar para inserir o nome de sua webcam. Clique em Pesquisar. Uma lista de processos usando sua webcam deve aparecer. 

    Se você não ver nada, tente pesquisar novamente e verifique se está executando o Process Explorer como administrador.

  3. Percorra a lista de processos na janela principal do Process Explorer até encontrar o processo problemático.
  4. Clique com o botão direito do mouse no processo não reconhecido.
  5. Clique em Propriedades. Se você não reconhecer um processo usando sua webcam, provavelmente desejará eliminá-lo. Faça isso clicando em Kill Process e depois clique em OK.

Remova os malwares com um antivírus

Se você teve um programa estranho e não reconhecido usando sua webcam, é possível que seu PC esteja infectado. Nesse caso, é uma boa ideia executar uma verificação com o seu antivírus.

Se você não tem um programa antivírus, confira nossos artigos dos melhores antivírus pagos e os melhores antivírus grátis:

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
    Últimas notícias