Os melhores antivírus grátis para Windows em 2019

Mesmo se você estiver rodando a última versão do Windows 10, não convém confiar nas ferramenta de segurança da Microsoft. Para ajudá-lo a se proteger melhor, confira nossa lista com os melhores antivírus grátis para Windows em 2019.

Por Antivírus 21 comentários
Os melhores antivírus grátis para Windows em 2019

Os usuários de PCs com Windows precisam de um programa antivírus forte para evitar ataques de vírus, spywares, malwares e outras pragas virtuais, além de manter seus computadores funcionando com eficiência e proteger suas identidades e informações pessoais on-line. Os softwares de antivírus pagos têm muitos recursos para proteger o computador e o sistema. Mas alguns usuários simplesmente não querem - ou não podem - pagar uma taxa de assinatura anual para ter acesso à esses recursos extras. E o que fazer nesse caso? Bom, saiba que existem excelentes programas antivírus grátis para Windows em 2019.

Encontrar um software antivírus gratuito e eficaz para o Windows não é tarefa fácil, já que muitos deles vêm acompanhados de anúncios, spyware, malware e lixo indesejado. Um bom programa antivírus  não deve apenas livrar seu PC de ameaças e infecções, mas também evitar futuras infecções. 

Se você está em busca de um bom antivírus grátis, você veio ao lugar certo. Avaliamos os programas antivírus gratuitos mais amplamente usados ​​com base em testes realizados pelos laboratórios de avaliação, e você pode conferir mais sobre como classificamos estes antivírus em Metodologia.

Antivírus grátis para Windows testados

  • Avast
  • AVG
  • Avira
  • Bitdefender
  • Kaspersky

Metodologia

Para classificar estes 7softwares de antivírus gratuítos para Windows, nós usamos como base os testes feitos pelo laboratório especialista no assunto AV-Comparatives, sediado na Áustria e extremamente renomado no que se refere à testes de antivírus. 

O laboratório testa regularmente os principais produtos antivírus por sua capacidade de detectar malwares e outras ameaças, sua capacidade de proteção, seu desempenho e a quantidade de alarmes falsos que podem acontecer.

💡 Veja também: os melhores antivírus para Android

Resultado dos testes da Av-Comparatives (resumo)

  Proteção Desempenho Malware"}">Malware Alarme-falso
Bitdefender 99,90% 8,7 94% 2
Avira 99,80% 11,4 94% 6
Avast 99,60% 2,1 94% 10
AVG 99,60% 2,1  - 10
Kaspersky 99,50% 11,9 99% 0

Os melhores antivirus grátis para Windows em 2019

1. Bitdefender Free Antivirus

Um dos softwares antivírus gratuitos mais recomendados é o Bitdefender, e é também um dos mais rápidos antivírus gratuitos disponíveis, com impacto mínimo no desempenho do seu computador. Ele está no topo em vários testes antivírus.

Enquanto a versão gratuita não oferece todos os alertas que as versões pagas fazem, o Bitdefender Free cobre o básico excepcionalmente bem.

Recursos oferecidos:

  • Proteção anti-phishing;
  • Varredura automática;
  • Detecção de malware baseada em comportamento (ou seja, analisar a atividade potencial de um processo antes de fazer qualquer coisa);
  • Cofre digital do Arquivo Seguro, que criptografa todos os arquivos que você deseja manter em segurança e evita alterações.

O Bitdefender é uma boa opção a usuários que querem apenas um bom antivírus sem preocupações com personalização ou varreduras manuais. É um poderoso antivírus, mas é executado no piloto automático, exigindo pouca intervenção do usuário e adicionando muito pouco "bloatware" extra.

Download

Avira Antivirus

O Avira foi bastante aprimorado após a reformulação de 2018. Atualmente ele oferece muito menos impacto no desempenho do sistema durante a execução, e vem com uma interface mais limpa e mais fácil de usar.

HEY! Veja mais dicas de segurança

O que o diferencia é sua ampla gama de proteção contra os mais diversos tipos de ameaças, desde vírus mal-intencionados até os Trojans mais perigosos. Além disso, seu mecanismo heurístico permite que ele detecte Ataques de Dia Zero (ameaças desconhecidas) muito bem - um recurso que não é comumente encontrado em outros antivírus gratuitos.

Recursos oferecidos:

  • Detecção de ransomware;
  • Proteção anti-phishing;
  • Gerenciador de senhas;
  • Avira Phantom VPN grátis (1 GB/mês);
  • Bloqueador de rastreamento de navegador;
  • Mecanismo de pesquisa segura;
  • Ferramenta Avira Safe Shopping;
  • Avira Privacy Pal (assistente pessoal para proteger sua privacidade).

O novo e melhorado antivírus gratuito da Avira é uma fantástica e completa solução, devido à sua longa lista de recursos avançados, que você normalmente não teria acesso em um software grátis. No entanto, ele vem com anúncios e pop-ups sem sua versão free.

Download

3. Avast Free Antivirus

O Avast é um dos softwares antivírus mais fáceis de usar, e um dos poucos programas a oferecer proteção sólida contra Ataques de Dia Zero - novas ameaças desconhecidas que os programas antivírus ainda não foram programados para capturar. Impressionantemente, o Avast conseguiu proteger contra 100% de todos os Ataques de Dia Zero nos testes.

Desde que o Avast se fundiu com o AVG Antivirus para fornecer uma solução mais robusta, a proteção contra vírus e malware é excepcionalmente abrangente, com uma série de recursos úteis que geralmente só estão disponíveis por meio de serviços pagos.

Recursos oferecidos:

  • Gerenciador de senhas;
  • Scanner de rede anti-malware;
  • Modo de jogo que desativa as notificações e reduz a carga do sistema quando joga;
  • Tecnologia de análise de comportamento e personalização.

O Avast é a melhor escolha para gamers, porque ele não apenas oferece um modo de jogo dedicado, mas também oferece uma ferramenta gratuita de remoção de Trojan, que é ótima se você estiver constantemente fazendo download de arquivos e jogos. E mesmo quem não joga em seu PC vai gostar da proteção contra Ataques de Dia Zero e recursos extras. 

Download       

4. AVG Antivírus Free

O AVG é um dos maiores nomes da indústria de antivírus. O melhor desse software é que ele é executado constantemente em segundo plano sem que você precise fazer nada.

Como mencionamos acima, a empresa do AVG se fundiu recentemente com os desenvolvedores do Avast. No entanto, embora ambos os programas tenham se beneficiado da colaboração, parece que o AVG obteve a extremidade mais curta do bastão. Embora ainda seja um antivírus sólido, o AVG é o "irmão menos inteligente", quando comparado ao Avast.

No entanto, é possível que a empresa considere a combinação do AVG e do Avast em um pacote em algum momento, o que oferecerá o melhor de ambos.

Recursos oferecidos:

  • Ferramentas de otimização de sistema;
  • Bloqueia links e downloads inseguros;
  • Atualizações de segurança em tempo real;
  • Filtro de spam e e-mail (verifica os e-mails recebidos em busca de ameaças).

O AVG é mais adequado para usuários que desejam um antivírus silencioso e sutil, sem muitos recursos. O programa é executado de forma transparente, em segundo plano, com pouco efeito no desempenho do sistema. Se o seu trabalho exigir que você abra vários anexos de e-mail, o scanner de e-mail ajudará imensamente.

No geral, o AVG é uma boa solução para quem procura proteção básica contra malware, sem a necessidade de recursos avançados, ou qualquer pessoa que deseje usá-lo como uma segunda camada de defesa sobre um antivírus existente (o modo passivo do AVG permite que ele seja executado em segundo plano, em conjunto com outros programas antivírus).

Download   

5. Kaspersky Free

A Kaspersky Lab não anuncia que possui um produto antivírus gratuito, e não facilita a localização da página de download. Uma pena,, porque este é um dos melhores softwares de antivírus gratuitos do mercado, com uma interface simples, mas compreensível, um impacto leve no desempenho do sistema e a proteção imbatível contra malwares da Kaspersky. A única razão pela qual não ele não está no topo da lista, é porque ele não oferece recursos extras. Mas sua proteção é provavelmente uma das mais eficientes desta lista.

Download

E o Windows Defender?

Este artigo relata apenas produtos antivírus gratuitos que receberam pelo menos uma boa classificação em desempenho, de três estrelas ou melhor. O Microsoft Windows Defender até tem um bom índice de Proteção, com 99,5% de detecção de ameaças. Porém, ele deixa a desejar no que se refere à capacidade de identificar alarmes falsos (identificou 106 nos últimos testes da Av-Comparatives), além de ter um desempenho bem mais lento que os demais.

Mas ele ainda é um dos melhores antivírus gratuitos, pois oferece muitas camadas de proteção. O Windows Defender não torna um antivírus obsoleto. Apenas está um nível abaixo dos outros integrantes dessa lista.

E então, o que achou da nossa lista? Deixe a sua opinião nos comentários, pois queremos saber o que você pensa.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários