O sistema operacional macOS da Apple amadureceu muito, e já traz ferramentas pré-instaladas de ótima qualidade no que se refere a e-mail, gerenciamento de calendário e algumas ferramentas básicas de produtividade. Mas, existe muito mais que isso, muitos softwares mais potentes ou que cumprem funções que os pré-instalados não cumprem. Há aplicativos para tudo, desde a criação de GIF, edição de fotos e produtividade, tudo para tornar a sua vida muito mais fácil.

Então, se você é novo no ecossistema Mac ou se está procurando maneiras de tornar seu Mac mais útil, confira esses aplicativos. Alguns deles podem reformular totalmente como você faz as coisas.

Uma pequena advertência deve ser dada: há muitos aplicativos "gratuitos" na App Store, mas muitos deles não são realmente gratuitos, e sim apenas versões de testes, com recursos limitados, que tentam fazer com que você gaste dinheiro e faça upgrade. Supondo que você esteja apenas procurando por aplicativos gratuitos funcionais, aqui estão nossas recomendações.

Os melhores aplicativos gratuitos para Mac em 2019

Audacity

Se você precisar fazer edições básicas de áudio, como cortar, o Audacity é excelente. Se você está produzindo um podcast, editando uma entrevista do Skype ou narrando um videoclipe, com o Audacity você pode fazer isso sem gastar nada.

Você pode visualizar efeitos de unidades de áudio e VST em tempo real, e remover o ruído das gravações. Há também um recurso chamado Spectral Selection, que permite que você clique e arraste para selecionar intervalos de frequência, bem como períodos de tempo.

Claro que ele pode não ser tão rico em recursos quanto alguns dos seus concorrentes pagos, mas se você precisar apenas de uma ferramenta para fazer um trabalho mais simples, o Audacity é o app ideal.

Download

CyberDuck

Se você acha que pode precisar de um aplicativo FTP, o CyberDuck é antigo, mas ainda é muito bom - e pode ser baixado gratuitamente. Se você acessar a Mac App Store, terá que pagar por ele, mas basta acessar o site cyberduck.io para baixá-lo gratuitamente, embora uma doação seja muito apreciada pelo desenvolvedor.

O CyberDuck permite transferir arquivos para servidores FTP, SFTP e WebDAV, além do Amazon CloudFront e S3, Google Cloud Storage e Rackspace Cloud Files. Você pode marcar os servidores e soltar os marcadores no Finder para acesso rápido, e editar arquivos no servidor usando um editor de texto como o TextWrangler.

Não há uma exibição de dois painéis, como o ForkLift e o Transmit, o que torna menos conveniente para mover os arquivos do seu Mac para um servidor FTP. Mas apesar disso, o CyberDuck é excelente.

Download

DaVinci Resolve

Já falamos aqui deste software, quando o comparamos com o Adobe Premiere. O DaVinci é a ferramenta usada para editar os filmes de Hollywood. Portanto, não é surpresa que ele seja ótimo na correção de cores. Isso não é tudo o que esta versão gratuita oferece. Há o suficiente aqui para editar e pós-produzir seus filmes caseiros ou fazer muito mais que isso.

Ele tem uma linha do tempo de várias faixas, que será familiar se você já tiver editado o vídeo, assim como seus compartimentos de mídia.

Outros recursos e elementos de interface podem não ser tão familiares, e há uma certa curva de aprendizado. Mas se você quiser levar seus vídeos para um passo além do iMovie sem pagar nada, o DaVinci Resolve é um excelente aplicativo.

Download

GIPHY Capture

Quer transformar algo em um GIF? O GIPHY Capture é uma ferramenta útil para converter vídeos, ou transformar qualquer coisa que você pode ver na tela do seu Mac em um GIF. 

Download .

Darktable 

Se você não quer pagar por uma assinatura do Lightroom, e o abatimento do Aperture pela Apple deixa a desejar no processamento de imagens RAW, experimente o Darktable.

Como o Aperture, ele é um editor de imagens não destrutivo para fotos no formato RAW. O Darktable não esconde suas raízes de banco de dados, da mesma forma que o Lightroom ou o Aperture, mas não se deixe intimidar por isso. Uma vez que você tenha entendido o seu funcionamento, poderá tirar muito proveito dele. No mundo de Darktable, as fotos são registros e as edições ou pesquisas são operações que você realiza nelas.

As imagens são gerenciadas no módulo Coleta, que permite importar, marcar, classificar e pesquisar imagens usando vários campos diferentes, incluindo metadados.

Como seria de esperar, outros módulos permitem cortar e girar, recuperar sombras e realces e executar ajustes de curvas. Existem outros módulos para correção de tom e cor, e adição de efeitos, quadros, marcas d'água e vinhetas.

Sua natureza modular significa que é fácil para o desenvolvedor adicionar novos recursos, então o Darktable está em constante evolução.

Download: Download

Studio One Prime

  b

Se você é um músico e usa o Mac para fazer edições, você tem duas opções: usar uma ferramenta gratuita, mas limitada, como o GarageBand, ou gastar dinheiro em uma estação de trabalho de áudio digital (DAW), como o PreSonus Studio ou o Logic Pro X.

No entanto, há uma terceira opção, o Studio One Prime, da PreSonus, uma versão reduzida do carro chefe da empresa, a DAW. Importante salientar que esse software não é uma versão demo, e não tem tempo de teste. Nem te incomoda para atualizar ou limitar o número de músicas que você pode fazer.

Há uma biblioteca de amostras de 1,5 GB e nove plug-ins de efeitos, embora você não possa adicionar seus próprios plug-ins de terceiros. Você pode gravar e mixar trilhas ilimitadas e extrair facilmente trilhas de apoio, efeitos virtuais e plug-ins do navegador do Studio One.

Entre as melhores características do software estão o alongamento, a re-amostragem e a normalização em tempo real; compilar faixas únicas e múltiplas; e transformação multi-track.

O Studio One Prime tem mais uma curva de aprendizado maior do que o GarageBand, mas é muito mais fácil de entender do que um DAW de classe profissional.

Download

Smart Converter

Vivemos em um mundo de formatos de arquivos de mídia confusos. Caso você tenha qualquer um formato de arquivo que não consegue abrir em seu Mac, o Smart Converter é um aplicativo gratuito que irá convertê-lo de maneira rápida e fácil, arrastando e soltando, podendo até converter arquivos para dispositivos que não são da Apple, como smartphones e tablets Android, além de consoles de jogos.

Download

VLC

O VLC é uma ferramenta essencial para visualizar todos os vídeos que o QuickTime se recusa a reproduzir, incluindo os formatos WMV e AVI. Suporta muitos formatos de áudio que nem o QuickTime e nem o iTunes irão reproduzir também. Estes incluem Ogg e FLAC.

A grande vantagem do VLC são as bibliotecas de decodificação e codificação, que fornecem suporte para um grande número de formatos de áudio de vídeo em diferentes plataformas, incluindo OS X e iOS.

A versão para iOS, que também é gratuita, permite que você reproduza vídeos e arquivos em muitos formatos diferentes que não são suportados nativamente pelo iOS. Ele pode sincronizar com o armazenamento na nuvem, como o Dropbox, ou transmitir a partir de uma caixa NAS ou servidor remoto.

O aplicativo OS X permite que você crie listas de reprodução de vídeos e salve-os. E existem vários controles para ajustar a reprodução de vídeo, incluindo brilho, contraste, gama e saturação. Você pode até cortar vídeos, adicionar texto a eles ou ampliar em uma parte específica da tela.

Embora existam outros players para o macOS, a versatilidade do VLC e seu suporte a uma enorme variedade de formatos é difícil de superar.

Download