O DaVinci Resolve é um editor de vídeos bastante popular. Sua última atualização foi impressionante, com o recurso de edição avançada, que o tornou comparável ao software Premiere Pro, um grande nome do ramo. O DaVinci é bem conhecido por sua plataforma de gradação de cores. Por outro lado, o Adobe Premiere Pro é um aplicativo com edição de vídeo em linha do tempo, uma característica que muito agrada os profissionais. É compatível com o Adobe Creative Cloud, e possui todos recursos como o desenvolvimento web, design gráfico e edição de vídeo.

O artigo abaixo irá ajudá-lo a comparar ambos os softwares de edição de vídeo, para que você possa escolher o melhor para você.

Comparação básica entre o DaVinci Resolve e o Adobe Premiere Pro

Da Vinci Premiere
Público-alvo Profissional Profissional
Preço Livre R$ 135 / mês
Velocidade de renderização Mais rápido e melhor Renderização mais lenta
Disponibilidade Windows, Linux e Mac Windows e Mac
Efeito VFX sim N / D

Prós do DaVinci Resolve e Adobe Premiere Pro

DaVinci Resolve Premiere Pro
Grátis. É compatível com a maioria dos softwares de produção, como PhotoShop, SpeedGrade e Soundbooth.
Sua capacidade de sincronização de vídeo e áudio é excelente. A plataforma Adobe oferece suporte abrangente a formatos e codecs mezaninos, 8K e RAW.
Os usuários acham sua interface de edição simples e impressionante. O Premiere Pro vem com recurso de edição avançada de várias câmeras.
Ele oferece recursos de gradação de cores brilhantes, além de uma incrível plataforma de edição. É compatível com o Adobe Creative Cloud.
Os usuários podem facilmente importar e exportar arquivos entre o Final Cut Pro e o Avid Media Composer. Ele também auxilia na importação e exportação de arquivos do Avid Media Composer e Final Cut Pro.
Os usuários podem aplicar criativamente as opções de várias câmeras. É bem integrado com as ferramentas de áudio / vídeo da Adobe.

Contras do Adobe Premiere Pro

  • Este software é caro.
  • Vem com um mecanismo de texto ruim.

Contras de DaVinci Resolve

  • Exige computadores de alto desempenho.
  • Não fornece nenhum link dinâmico para a plataforma do After Effects.

Comparação Completa entre DaVinci Resolve e Premiere Pro

Principais recursos

  1. Opção Multicamera

    Ambos os softwares suportam modos multi câmera. No Premiere Pro você pode simplesmente trazer seus clipes para a linha do tempo e avançar para o modo multi câmera. Mas, no caso de DaVince, você pode selecionar clipes de vídeo da bandeja e, em seguida, passar para a formação de clipes de múltiplas câmeras. O melhor do Premiere Pro é que você pode manipular câmeras ilimitadas de cada vez, enquanto no caso do DaVince você pode manipular até 16 câmeras de uma só vez.

  2. Integração

    O Premiere Pro pode definitivamente fornecer resultados impressionantes com sua avançada ferramenta de integração, mas o DaVinci pode lidar com ferramentas de edição de vídeo mais importantes. Quando você está trabalhando no Premiere Pro, você tem a capacidade de se conectar ativamente com plataformas poderosas do Adobe After Effects, Audition, Photoshop e SpeedGrade. Mas o DaVinci só pode enviar clipes para o seu próprio programa de composição, conhecido como Fusion. Os resultados após a edição no Fusion podem ser novamente exportados, e esse recurso funciona perfeitamente em versões gratuitas desses dois programas.

  3. Efeitos

    A parte triste é que o DaVinci não possui nenhum efeito sonoro, mas é possível fazer uso dos plug-ins VST com este programa. Aqui você pode aplicar efeitos diretamente em toda a faixa, sem fazer nenhuma seleção específica. Por outro lado, o Premiere atende com uma impressionante variedade de filtros, pois trouxe todos os filtros incríveis do Audition para sua própria plataforma. Ele também permite efeitos de nível de clipe para que alguns vídeos personalizados possam ser gerados.

  4. Títulos

    O Adobe Premiere oferece uma ampla variedade de títulos animados, asiim como modelos que podem ser usados ​​de forma inteligente, em qualquer lugar entre os arquivos. Você pode fazer muito mais com a sua integração direta ao Adobe After Effects, como alterar as cores do texto no título principal. O DaVinci só pode ser usado com o recurso de título básico, em que títulos estáticos estão disponíveis e podem ser ajustados usando caminhos de movimento. No caso, se você quiser fazer algo com títulos animados precisa usar o Fusion.

  5. Saída

    Em termos de Saída, o Premiere Pro ganha o máximo de pontos, pois possui seu próprio programa Adobe Media Encoder. A Adobe pode funcionar perfeitamente com todos os formatos de arquivo populares, e sua recente atualização para o Digital Cinema Package torna as coisas muito mais fáceis. O DaVinci tem opções de saída muito ruins, na maioria das vezes você precisa codificar arquivos para o formato desejado usando outras ferramentas. Elê nem mesmo fornece suporte para MP4,o formato de arquivo de vídeo mais popular.

Recursos exclusivos de cada editor de vídeo

Recursos destacados do Adobe Premiere Pro:

Adobe Premiere Pro
Adobe Premiere Pro
  • Ele fornece integração efetiva com outros programas populares da Adobe.
  • Formatos RAW podem ser facilmente usados.
  • Os usuários podem procurar facilmente arquivos nos projetos atuais.
  • Fácil acesso a efeitos e filtros avançados.
  • Os efeitos do clipe mestre são impressionantes.

Recursos destacados do DaVinci Resolve:

DaVinci Resolve
DaVinci Resolve
  • Vem com recurso de classificação brilhante.
  • Pode detectar alterações de cena facilmente.
  • O DaVinci Resolve Studio fornece fácil funcionamento, com duas placas gráficas de cada vez.
  • Completamente livre é grátis, sem qualquer restrição.

Conclusão

A seleção da melhor ferramenta de edição de vídeo para suas necessidades regulares é, na verdade, uma decisão complicada. Você tem que considerar suas necessidades, bem como orçamento.

Como o DaVinci Resolve está disponível gratuitamente, e conta com muitos recursos de edição profissional, ele pode ser considerado como opção, pois tem muitas ferramentas úteis, apenas depende se o desempenho do seu computador for poderoso.

Mas no caso de você precisar de uma ampla gama de recursos, então você precisa adquirir o Premiere Pro.