A China, como previram, não está se conformando com o banimento pelo Donald Trump de suas empresas nos EUA. O país anunciou então, recentemente, que está sendo criado uma "lista negra de entidades não confiáveis".

A lista criada pelo governo chinês inclui empresas, organizações e pessoas estrangeiras que interferem de alguma forma com as empresas chinesas. Isso inclui empresas que rompem contratos, violam regras de mercado, bloqueia suprimentos para empresas por razões "não-comerciais".

O governo da China não mencionou nomes ou empresas ou como (ou se) puniria os infratores.

Embate EUA e China
Embate EUA e China

A China tem uma certa evolução com as empresas americanas, incluindo pedidos de contrato e fornecedores, e caso haja um corte de parceiros, pode levar o país a ter sérios problemas em alguns negócios domésticos. Porém isso pode servir como chantagem para forçar o governo norte americano a voltar às negociações e remover a Huawei da lista negra do Departamento de Comércio americano.

Se ocorrer alguma punição, as consequências podem ser devastadoras para a indústria de tecnologia. Empresas como Intel e Qualcomm se expulsas da China, perderão parceiros de negócios e fornecimento. Os movimentos tomados podem trazer tempos bem difíceis e um dos lados terá que dar trégua para que os negócios continuem.

Digam o que vocês acham sobre o rumo que estão tomando as coisas abaixo.