A companhia aérea Gol inaugurou na última quarta-feira (29) seu sistema de biometria facial. Isso significa que o passageiro não precisará mais imprimir cartão de embarque ou mostrá-lo em seu celular para voar com a companhia. Por enquanto, o projeto está passando por uma fase de testes. 

O objetivo é acelerar a entrada dos passageiros nas aeronaves. Segundo a Gol, o sistema está sendo instalado no portão B34 do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O restante do aeroporto - e outros espalhados pelo Brasil - só receberão a tecnologia depois que sua eficiência for comprovada.

Para utilizar o serviço é preciso que o rosto do passageiro seja registrado no banco de dados da companhia aérea. Atualmente, esse registro só pode ser feito por funcionários da Gol no check-in físico, mas a ideia é que passageiros possam realizá-lo online em suas casas no futuro. 

A expectativa é que passageiros possam fazer o registro de suas biometrias faciais em suas casas.
A expectativa é que passageiros possam fazer o registro de suas biometrias faciais em suas casas.

Como se trata de uma fase de testes, o cartão de embarque físico ainda está sendo solicitado. Depois que a tecnologia for aprovada, será preciso apenas do documento de identificação do passageiro - exigido por lei.  

Países como Uruguai e Estados Unidos já adotaram essa prática desde 2018 e 2016, respectivamente. No Brasil, esse é o primeiro aeroporto a fornecer o serviço. A expectativa é de que leve, no mínimo, um mês até que passageiros possam fazer seu check-in com biometria facial online e não há previsão de quando o serviço poderá ser utilizado em todo país.