O Google vem fornecendo a proteção de dados "Data Saver" como uma ferramenta opcional para usuários de seu navegador Chrome há vários anos. Por trás disso, está a compressão de dados móveis 3G e 4G nos servidores do Google, o que reduz a largura de banda necessária para navegar na rede. Agora os desenvolvedores renomearam o recurso como "Modo Lite", e o equiparam com funções adicionais.

Uma vez ativado, o Modo Lite direciona todo o tráfego no navegador por meio dos data centers corporativos. Lá, o conteúdo é compactado e enviado de volta ao respectivo usuário. Desde o Chrome 73, além do HTTP, as conexões HTTPS criptografadas também são higienizadas com a função de economia de dados. No entanto, para proteger a privacidade e a segurança do usuário, a compactação do conteúdo aqui é limitada às próprias páginas da Web.

Cookies, dados de login ou conteúdo de página personalizado, no entanto, não são encaminhados. Além disso, a chamada API NetworkInformation regula que uma variante de página da Web leve é ​​executada pelos servidores da Web visitados - desde que isso seja suportado. Na prática, o recurso de proteção de dados reduz a largura de banda usada pelos usuários do Chrome em até 60% desde seu lançamento, de acordo com o Google.

Graças à menor carga de tráfego, muitos sites, através do modo Lite, também são muito mais rápidos. O Google promete até o dobro de desempenho. O Lite Pages, também apresentado no Chrome 73, deve melhorar ainda mais o desempenho do navegador, especialmente em conexões de rede móvel mais lentas. 

O conceito em si não é totalmente novo, já que a Opera Software vem usando o Opera Turbo em seu navegador de desktop e dispositivos móveis há anos.

Quando o Google Chrome prevê um tempo de carregamento da página de mais de cinco segundos, uma versão reduzida da página da Web é exibida automaticamente. Isso deve possibilitar a navegação móvel mesmo em redes 2G de baixa densidade. Ao navegar com o aplicativo, a adição "Lite" na barra de endereço indica a representação reduzida.

Se você quiser ativar o Modo Lite no Chrome, encontrará a função nas configurações do navegador no item de menu "Avançado".

Fim da extensão

Enquanto o Google investe em economia de dados para dispositivos móveis, a empresa pretende dar fim a sua extensão de proteção de dados para o navegador de desktop. A extensão, que está disponível desde 2015, não será mais suportada no futuro.

Instale a extensão do Data Saver para o Google Chrome no computador, para usá-la enquanto ainda está disponível.

Privacidade?

O Google afirma que usa técnicas de otimização que dependem "da região em que o usuário está" e da própria página. A empresa observa que apenas o URL da página é compartilhado com o Google, e que outras informações, como cookies, informações de login ou conteúdo de página personalizado, não são.

Como funciona o modo Lite

Quando você usa o modo Lite, parte do tráfego da web pode passar pelos servidores do Google antes de ser baixado para o seu dispositivo. Se a página estiver sendo carregada lentamente, os servidores do Google podem simplificá-la para que menos dados sejam utilizados no seu dispositivo. Na maioria das vezes, suas páginas serão exibidas e funcionarão da mesma forma.

Se você estiver usando o modo Lite, tenha em mente que:

  • Se você navegar em modo privado, o modo Lite não funcionará.
  • Alguns sites podem ter dificuldade em encontrar sua localização.
  • Talvez você não consiga usar páginas em uma rede local, como um site interno da empresa.
  • Você pode ter problemas com os serviços de dados premium fornecidos pela sua operadora. 
  • Você pode não conseguir fazer login no website de sua operadora de celular.

Ativar o modo Lite

t

 

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o aplicativo do Google Chrome.
  2. No canto superior direito, toque em Mais configurações.
  3. Em "Avançado", toque no modo Lite.
  4. Ligue o modo Lite.

Se você estiver em uma página simplificada, poderá voltar para a página original sem alterar suas configurações. Para ver a página original, na parte superior, toque em Lite > Carregar página original.

Veja quantos dados você salvou

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o aplicativo do Google Chrome.
  2. Toque em Mais > Configurações.
  3. Toque no modo Lite
  4. Na parte inferior, você verá uma lista dos sites visitados e quantos dados foram salvos.

Reportar um problema

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o aplicativo do Google Chrome.
  2. No canto superior direito, toque em Mais > Ajuda e feedback > Enviar feedback.

A extensão do Google é menos flexível que a extensão de terceiros. Embora isso possa não ser um problema para todos os usuários, como você pode desabilitar a compactação, se precisar acessar sites onde isso causa problemas, uma lista de desbloqueio é certamente a solução confortável. Ainda assim, há uma chance de o Google introduzir essa opção em uma atualização futura.

No que diz respeito a ganhos, eles podem ser enormes, dependendo do que você faz na Internet. Embora você não veja a diferença ao assistir a vídeos, você poderá experimentar tempos de carregamento mais rápidos em muitos sites, graças à tecnologia de compactação usada.

A privacidade é uma preocupação, obviamente, à medida que você roteia a maior parte do seu tráfego pelos servidores do Google, com o proxy ativado.