10 aplicativos exclusivos do Linux que você não encontrará no Windows

Se você é novo usuário do Linux, você pode estar se perguntando: “Quais aplicativos são os melhores para usar?” Aqui está a nossa lista dos melhores dos melhores aplicativos de desktop Linux com aplicativos exclusivos, que você não vai encontrar no Windows.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Sistemas operacionais comerciais sempre apostam em softwares exclusivos para se diferenciarem dos concorrentes, mas este não é o caso do Linux, pois este sistema de código aberto não visa o lucro. Ainda assim, muitos dos aplicativos da plataforma são exclusivos, ou seja, não estão disponíveis para Windows ou MacOS. A natureza do software de código aberto incentiva as pessoas a portarem programas para qualquer sistema operacional. Mas, existem alguns aplicativos exclusivos do Linux? Sim!

Não espere que esta lista inclua pesos pesados ​​de plataforma cruzada, como o Mozilla Firefox, GIMP, LibreOffice ou VLC. Se você quer conhecer os melhores aplicativos para Linux, independente da exclusividade, temos um post sobre isso. Aqui vou destacar alguns dos projetos que escolheram o Linux como único sistema operacional.

Onde encontrar os aplicativos exclusivos para Linux

Dos softwares aqui listados, nenhum deles está disponível para Windows, e há uma boa chance de que você sentirá falta deles se usar outro sistema operacional. Você pode não poderá encontrar todos os programas abaixo no gerenciador de pacotes da sua distribuição, mas a maioria deve estar lá. 

1. GNOME Web (Epifania)

 Podemos descrever o Epiphany como Safari para Linux. É um navegador leve e focado, que não é prejudicado por todos os complementos e recursos integrados, como no caso do Chrome e do Firefox. Como um projeto oficial do GNOME e o novo padrão no Elementary OS, o Epiphany é atualmente o navegador da web melhor suportado, e exclusivo do sistema Linux.

Muitas pessoas vêem as extensões do Chrome e do Firefox como essenciais, por isso o Epiphany pode não agradar a todos. Parecido com o que acontece no Windows. Quantos de seus amigos (que sabem como instalar um novo navegador) usam o Internet Explorer ou o Microsoft Edge?

2. Geary / Pantheon

 

 Este software de e-mail é simples, rápido e leve. O Geary e o Pantheon Mail são ideais para usuários menos técnicos, que querem um software intuitivo. Para esclarecer, Geary e Pantheon Mail são praticamente o mesmo aplicativo. Quando o desenvolvimento de Geary cessou, o Elementary OS pegou o código e renomeou o projeto como Pantheon Mail. Desde então, o Geary entrou para o projeto do GNOME. Os dois programas podem diferir no futuro, mas a maior diferença entre eles é o ambiente de área de trabalho para o qual foram projetados.

3. Vocal

 Para os fãs de podcasts, o vocal é uma forma muito divertida de ouvir no seu notebook ou PC. O programa integra-se perfeitamente ao desktop Elementary OS, conseguindo se destacar graças à sua vibrante barra de ferramentas roxa.

Você pode adicionar feeds RSS manualmente, navegar pelos principais podcasts do iTunes ou ter uma pesquisa vocal específica. O Vocal fará o download automático de novos episódios de feeds de áudio e vídeo que você segue. 

4. Boxes GNOME

 Existem tantas versões do Linux por aí que ninguém vai te culpar por querer experimentar todas elas - mas o seu PC pode não gostar dessa ideia. Portanto, em vez de abusar do seu disco rígido com trocas repetidas de sistema, execute essa nova distribuição em uma máquina virtual.

Isso pode parecer complicado, mas os boxes do GNOME mudaram isso. Tudo o que você precisa fazer é selecionar um arquivo ISO e assistir a inicialização da área de trabalho dentro de uma janela.

5. Rapid Photo Downloader

 O Rapid Photo Downloader faz exatamente o que o nome diz, e muito mais. Você pode copiar fotos de um cartão SD, pendrive ou pasta local. No processo, o Rapid Photo Downloader renomeará os arquivos para suas preferências e os colocará em pastas organizadas de forma atraente.

A menos que você carregue automaticamente suas imagens para a nuvem, para que outra pessoa gerencie, ter seu próprio sistema em vigor facilita a vida ao gerenciar fotos. Por esse motivo, o Rapid Photo Downloader é uma das primeiras instalações sempre que você deve fazer em um novo computador Linux.

6. Simple Scan

O Linux é conhecido como um sistema operacional para técnicos. Ironicamente, muito trabalho é feito para tornar os aplicativos de código aberto destinados aos usuários iniciantes do computador. A ideia é tornar o uso do PC mais fácil do que em qualquer outro lugar. O Simple Scan é um exemplo do que pode vir dessa visão e vem pré-instalado com a maioria das distros.

Longe está o tempo de instalar o software de impressora específico de um fabricante. Esqueça a espera de aplicativos volumosos para carregar. Conecte seu scanner pela primeira vez, observe o Linux detectá-lo automaticamente, acione o Simple Scan e faça cópias de documentos com um único clique. Por que os periféricos não podem ser tão fáceis assim?

7. Okular

O KDE oferece alguns dos aplicativos padrão mais ricos em recursos que você encontrará em qualquer sistema operacional, e o Okular não é exceção.

Esse leitor de PDF é carregado rapidamente e permite que você deixe os realces à medida que avança. Ou você pode escrever comentários ou desenhar linhas e formas. O Okular também permite criar marcadores para que você possa descobrir onde parou e está disposto a tornar sua vida mais fácil lendo o texto em voz alta.

8. Shotwell 

  

O Shotwell veio dos mesmos desenvolvedores que nos trouxeram o Geary e, da mesma forma, agora é um programa padrão para o Elementary OS e um projeto do GNOME. É também um gerenciador de fotos útil e rápido, independentemente de qual versão do Linux você usa.

O Shotwell examina seu disco rígido em busca de fotos e organiza-as por data e tags. Quando visualiza uma imagem, tem a opção de efectuar ajustes e retoques básicos. O aplicativo pode manipular fotos brutas e, se você estiver interessado, vídeos.

O Shotwell é um dos muitos gerenciadores de fotos que você pode instalar no seu desktop Linux.

9. GParted

 GParted, abreviação de GNOME Partition Editor, é bem conhecido por ajudar a reparar um sistema operacional fracassado.

Você pode criar um live CD do Linux com o GParted instalado para editar as partições do seu PC, mesmo que você não seja um usuário Linux. Alguém criou uma distribuição do Linux apenas para isso.

10. Obturador

A maioria das distribuições do Linux permite capturar imagens usando a tecla Print Screen. Muitos têm um atalho para capturar partes da tela. Mas quando chega a hora de fazer mais, você precisa abrir sua captura de tela em um editor de imagens.

O obturador salva você dessa etapa separada. Este programa captura capturas de tela e executa muitas das funções que você gostaria de executar imediatamente depois, como recortar ou pixelizar informações particulares. Como alguém que trabalha na Web, o último é uma razão suficiente para manter o Shutter por perto.

Qual é o seu aplicativo exclusivo do Linux favorito?

Você já ouviu isso antes. Você pode até ter dito: "Eu mudaria para o Linux, mas preciso do Windows ou Mac para os aplicativos".

Bem, o oposto também é verdadeiro. Sim, o Linux não é conhecido por ter aplicativos de desktop superiores aos encontrados em desktops comerciais - mas há alguns programas que o deixam sem querer voltar para qualquer outra coisa.

Comentários
Minha foto
  • Minha foto
    Halgu Emfora Damatrix    •    1 mês

    Era para rir?

siga Oficina da Net no Instagram