Chris Hughes, co-fundador do Facebook, publicou no início deste mês um artigo no jornal The New York Times onde fala sobre o que acha que deveria acontecer nos futuros passos do Facebook.

Segundo Chris o Facebook está se tornando um monopólio muito grande e que isso seria perigoso. Ele sugere que o governo dos EUA deveria reelaborar as leis antitruste para impedir que Mark Zuckerberg faça mais aquisições (compra de empresas).

No sentido de diminuir o monopólio, o co-fundador do Facebook ainda diz que deveriam ser desfeitos os direitos sobre o Instagram e o Whatsapp.

Co-fundador do Facebook Chris Hughes
Co-fundador do Facebook Chris Hughes

Ao mesmo tempo em que Chris publicou a sua opinião acerca da empresa, o Facebook promete fazer extremo oposto. Ao invés de fragmentar suas plataformas como foi sugerido, Mark Zuckerberg planeja integrá-las. Inclusive foi comunicado a intenção de envio de mensagens entre os aplicativos Whatsapp, Instagram e Messenger.

Segundo o autor do artigo do jornal, os três maiores problemas da rede social foram: privacidade dos usuários (uso indevido de informações), demora para resolver a questão das fake news e espionagem nos EUA.

A rede social através de reuniões com o governo dos EUA pretende criar uma regulamentação que não prejudique os interesses da empresa e ao mesmo tempo traga um ambiente mais democrático e seguro para a internet. Foi emitido um comunicado mencionando essa troca de idéias com o governo e uma resposta ao artigo publicado no The New York Times:

O Facebook entende que com o sucesso vem responsabilidade. Mas você não impõe essa responsabilidade exigindo a cisão de uma empresa americana bem-sucedida. A responsabilidade das empresas de tecnologia só pode ser alcançada por meio da introdução diligente de novas regulações para a internet. Isso é exatamente o que Mark Zuckerberg tem pedido. Aliás, ele está se reunindo com líderes do governo nesta semana para dar continuidade a esse trabalho

Fonte: InfoMoney