Um grupo de brasileiros foi um dos 20 vencedores da Google Impact Challange - concurso mundial da Google voltado para inovações tecnológicas. O Hand Talk é um aplicativo que realiza tradução do português para a língua brasileira de sinais, a libras. O avatar consegue traduzir tanto frases ditas quanto digitadas. 

O prêmio oferecido pela Google é dividir o investimento de US$ 25 milhões com os outros 19 ganhadores, além de receber orientações de especialistas em AI da empresa.

Avatar 3D chamado Hugo consegue traduzir para libras tudo que for dito ou digitado em português.
Avatar 3D chamado Hugo consegue traduzir para libras tudo que for dito ou digitado em português.

O Hand Talk foi criado em 2012 e foi baixado 2 milhões de vezes desde então. Ele é gratuito, está disponível para Android e iPhone e conta ainda com um dicionário em cinco disciplinas escolares e videoaulas temáticas que ensinam, em libras, termos de tecnologia, supermercado, instrumentos musicais, etc.

O grupo responsável pelo aplicativo é de Maceió. Juntos, eles deram origem ao Hugo, um avatar 3D que é o responsável pela tradução. Basta o usuário falar ou digitar algo no celular que Hugo rapidamente repete tudo em libras.

Hand Talk está disponível na App Store e no Google Play.
Hand Talk está disponível na App Store e no Google Play.

O objetivo dos criadores do Hand Talk agora é o contrário: fazer com que o aplicativo consiga reconhecer libras e traduzir para o português - e é aí que entra a Google. Dois dos sócios apresentaram o aplicativo no encontro anual da empresa na Califórnia. Agora eles vão passar mais uma semana na cidade, onde conhecerão um mentor que os auxiliará no projeto.

A dificuldade maior neste caso é montar um banco de dados de sinais com o qual o aplicativo consiga cruzar informações com as imagens que forem captadas por uma câmera.

Além disso, existem mais de 200 línguas de sinais ao redor do mundo, o que significa que, para fazer o projeto crescer, será preciso estender o serviço.

Ao todo, 119 países concorreram neste concurso da Google. O Hand Talk e um aplicativo colombiano são os únicos vencedores da América Latina - enquanto os Estados Unidos possuem nove representantes de 20 ganhadores.